30 outubro, 2008

..:: Francês Não Mais Obrigatório? ::..

Esse foi O assunto da lista de discussão do Yahoo semana passada. Resolvi dar meus 10 centavos aqui também, e entrar no assunto polêmico.


Segundo a ministra Yoland James o Québec não vai mais obrigar que os futuros imigrantes saibam francês. É isso mesmo. Ao que eu entendi, o francês não vai ser mais um dos critérios determinantes na escolha de um candidato para o Québec (hoje ele entra naquela lista de 6 critérios para sua seleção). O que eles pretendem com isso? Tá bem evidente que atrair mais imigrantes para a província. O projeto deles é fazer com que o imigrante saiba francês antes de imigrar, através da francisação online, e assim fazer com que as pessoas procurem menos a francisação por lá (a fila de espera chega a meses em alguns lugares...).

O que eu acho sobre isso? Bom, se por um lado pode parecer que o Québec tá sendo burro ou perdendo suas origens abrindo a mão do idioma, por outro lado acho uma solução bem inteligente. Quantas pessoas a gente conhece que estão esperando horrores no processo federal, e que muitas vezes ou não tem um conhecimento maior do processo de Quebec ou tem medo do francês, por causa da entrevista? O francês não sendo mais uma obrigatoriedade, coloca menos pressão nas pessoas, e elas se tornarão mais maleáveis na hora de decidir sobre um processo. E como todo mundo sabe das "vantagens" que o processo quebecois (principalmente a rapidez, se comparado ao federal), as pessoas poderão se decidir pelo Québec. Agora, não adianta a pessoa achar que sem francês ela não sobrevive, porque não é assim. Dependendo da cidade para onde se vai, tudo é em francês. Na província como um todo, você convive com francês. Então pra ir pra lá e falar igual chinês na 25 de Março (os tlanta cinco da vida), é melhor você economizar seu tempo e dinheiro, e ficar por aqui mesmo. Agora, pra quem quer ir pro Canadá, acho uma ótima opção =D

O J. mesmo já ficou bem mais animado com a idéia, assim como P. Agora os dois, que ainda estão na faculdade, não tem mais a exigência de ter tantas horas até a entrevista, e poderão se dedicar melhor aos estudos - tanto de um como de outro. Enquanto isso eu vou estudando aqui, porque acho bem eu chegar preparada e não passar vergonha nem vontade (minhas experiências nos EUA e na Argentina me mostraram como é ótimo ser fluente!)

Agora minha principal dúvida é... Como será a entrevista pro CSQ? Vai continuar sendo em francês? Como eles vão avaliar o francês da pessoa? Ou outros quesitos vão contar mais, como profissão e adaptabilidade? A gente vai ter que aguardar pra ver...

Enquanto isso, dê você também a sua opinião! =)

Beijos,

D.

24 outubro, 2008

..:: Contagem Regressiva... ::..

Calma, calma, não é pro Canadá ainda (infelizmente).



Em novembro eu e J. vamos para Buenos Aires, na Argentina, com dois amigos nossos. É feriado em São Paulo, e como ele é mais paulista que gaúcho, vai aproveitar e ir com a gente (de Porto Alegre pra lá são 800km. Óbvio que ele vai direto!). Iremos ficar 3 dias por lá, aproveitando e fazendo festa. Bons tempos que o dólar turismo estava a R$1.70 (foi essa cotação mesmo que pegamos quando fechamos. Agora tá R$2.70) e que a gente podia pensar em viajar pra qualquer lugar do mundo, ainda mais com preços tentadores divididos em 10x sem juros. Agora os preços não estão nada tentadores e tudo cada vez mais instável, sem contar o "leve" problema do crédito.

Eu fico pensando até onde essa crise vai. Tudo tá cada dia pior, e as únicas pessoas que se beneficiam com tudo isso são cardiologistas e psiquiatras. Nós (eu e P.) temos um amigo que trabalha em corretora de ações e ele tá cada dia mais pilhado. Fica naquela instabilidade entre tranquilo e altamente estressado!

Voltando à minha cidade querida (eu amo Buenos Aires, acho o máximo aquele lugar!), a foto deste post é de Puerto Madero, acho que meu lugar preferido na cidade. Dificilmente acho que tem algo melhor a se fazer ali do que tomar uma bela pavlova na Freddo enquanto o sol se põe e você ver a vida ali passar. As pessoas saindo do trabalho, já pensando no que vão fazer depois (sim, as pessoas sempre saem pra curtir depois do trabalho! Isso é sensacional!), alguns atletas correndo por ali e você não fazendo nada. Acho que certas vezes na vida, a melhor coisa é não fazer nada =D Todo mundo precisa disso numa hora na vida.

Faltam exatamente 4 semanas pra eu ir, e 3 semanas e 6 dias pro J. (ele vai na quinta, encontrar outro amigo nosso lá). Mal podemos esperar, afinal desde abril não nos vemos, e eu morro de saudades desse exu que mora longe =(
Agora, o dólar podia ser nosso amigo e baixar um pouco, né?
Afinal, a Argentina é dolarizada - o dólar sobe, o peso sobe. Vou aproveitar e fazer minhas compras de natal por lá (os preços baixos em coisas ótimas - os eletrônicos são exceção). Afinal faltam exatos 2 meses pro natal! Medo de como o tempo tá passando rápido!

Beijos e Abraços,

D.

20 outubro, 2008

..:: Sequestro em Santo André ::..

Acho que o Brasil inteiro acompanhou este drama. E drama mesmo.

Essa menina dai do lado, pra quem não sabe, é a agora famosa Eloá, que foi feita refém por mais de 100 horas pelo ex-namorado. Um cara que ficou inconformado com o fim da relação de 3 anos dos dois, e que ainda era (ou é) perdidamente apaixonado por ela.


Foi um drama sem fim. Quatro pessoas rendidas dentro de um apartamento por uma pessoa que até então era alguém de confiança da família - o sequestrador era melhor amigo do irmão da ex-namorada.

Sexta-feira tudo terminou - drástica e terrivelmente. O garoto atirou na ex-namorada (na qual ele havia batido inúmeras vezes) e na amiga. Tentou resistir à prisão e apanhou dos policiais. Foi divulgado então que a Eloá tinha levado um tiro na cabeça, e ao chegar no hospital e passar por cirurgia, os médicos avaliaram suas chances de viver em 10%.

Eu vou dar minhas considerações sobre esse assunto:

- Primeiro e mais importante: a crítica ao trabalho da polícia. Gente, que coisa mais absurda! Por isso que esse país não vai pra frente. Quando temos pessoas competentes pra fazer algo, todos criticam e falam mais do que deveriam. A polícia foi criticada por não ter invadido, depois por ter deixado por muio tempo, depois por ter deixado a amiga voltar, depois por ter invadido. Ninguém decide nada, nem o que pensa. Realmente absurdo!

- A amiga ter voltado. Parabéns pra atitude dela! O cara pediu pra ela voltar, e assim soltaria a amiga, e assim ela o fez. Voltou, e isso foi uma das maiores provas de amizade que já vi na vida. Se foi arriscado, absurdo, loucura ou algo do gênero, não importa. Imagina como estaria essa menina agora, vendo a amiga morta. Se com ela lá já vai ser horrível quando ela souber, imagina se ela não tivesse voltado? Iria se culpar pelo resto de sua vida por não ter voltado.

- Eu, sinceramente, não acho que a polícia invadiu antes do disparo. Senão, teria invadido muito antes, não teria deixado cinco longos dias turbulentotos se passar, ainda mais com duas menores com armas apontadas na cabeça. Esse povo é treinado pra isso, se fosse para "arriscar" dessa forma, teria feito muito antes, e não esperar o cara ficar a cada segundo mais nervoso. O pior é ver outros departamentos da própria polícia, que não estavam no ambiente, quererem dar opinião. Não tem esse direito, é óbvio. E o que me deixou mais revoltada foi ver um ex-comandante chamar a ação da polícia desastrosa, quando ele mesmo estava naquela ação do ônibus 174, quando a professora que era refém de um BANDIDO (bom frisar, porque o cara que tava no ônibus não era um cara apaixonado pela professora. Não que isso seja desculpa, mas enfim…) terminou morta pelo tiro de um policial da até então dita tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro.

- A todo instante eu penso na família das pessoas envolvidas na situação. Imaginem a loucura que se passa na cabeça dos pais, por ter perdido a filha pelas mãos de alguém que consideravam muito. Imaginem a cabeça da família do rapaz, que não bebia, não fumava e era bom trabalhador, ao ver que ele se tornou um bandido. A mãe dele não sabe, até agora, como terminou o caso todo.E imaginem o desespero da família da amiga da Eloá, a Nayara. Primeiro ela é feita refém, depois ela volta e no final toma um tiro. Até agora eles devem agradecer a cada segundo pela filha não ter tido o mesmo fim da amiga.

Agora estão esperando a Nayara ter alta para explicar o que realmente aconteceu no apartamento, até a invasão. Mas acho que o abalo maior dessa menina vai ser o psicológico, quando ela souber que a melhor amiga morreu, e que ela não conseguiu ajudar. Que tudo que ela tentou fazer, já que ela mesma afirmou que era o ponto de equilíbrio na casa, foi em vão. Muita força pra essa menina, e que ela tenha amigos tão bons quanto ela foi para a sua amiga.

Pior que eu acho que essa história toda vai terminar de "qualquer forma". O advogado do cara vai alegar distúrbios psicológicos, e vai tentar a todo custo que o cara não vá pra um presídio, e sim pra um hospital psiquiátrico, ainda mais depois da reação que o cara vai ter depois que souber que a menina morreu. Ele vai ficar ainda mais perturbado, e não duvido nada que ele vai querer se matar. Minha vontade era a que ele cumprisse todos os anos de cadeia ao qual será condenado. Mas como sei que nesse país nada funciona, espero que ocorra o pior possível.

Eu sei que esse assunto não tem nada a ver com esse blog, mas eu precisava dizer a minha indignação e minha revolta ante algo tão terrível. A única imagem que me vem à cabeça é a da menina pedindo calma.

E pra completar, a última coisa que posso dizer aos que foram reféns dessa situação inteira é: FORÇA!


Bjos.

08 outubro, 2008

..:: Bolsas de Estudos no Canadá ::..

Mais um informativo....rs

Pra quem possa interessar, acho bem válido. Ou pra pelo menos divulgar pra quem possa ter.


Beijos pra vocês.




"Canadá oferece bolsas de pós-graduação

8/10/2008

Agência FAPESP – O governo do Canadá acaba de lançar o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação, destinado a atrair e reter estudantes de doutorado de todo o mundo que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde.

Segundo o governo canadense, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente a partir de junho de 2009. Quando totalmente operacional, o programa deverá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.

O processo de seleção se iniciará nas universidades canadenses, que nomearão os candidatos que desejam indicar para participar do processo seletivo.

O candidato será avaliado por resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento a pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).

O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) se encerrará em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC. Para as bolsas com recursos do SSHRC, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.

A descrição detalhada do programa e do processo de seleção estão disponíveis em www.vanier-cgs-bes.gc.ca"


Fonte: FAPESP

07 outubro, 2008

Cursos intensivos para o Québec - POA (RS)

Olá pessoal!! Para quem é de POA ;)
Finalmente as AFs estão lancando cursos intensivos para preparar a pessoa para vivier lá em Québec!!

Segue o panfleto com os dados:





Infelizmente esse ano não farei.. mas ano que vem se der com certeza farei!!

[]s
J

01 outubro, 2008

..:: The MBA Tour ::..

Recebi isso hoje.


Se interessar pra alguém, boa sorte =D


Beijos


Visite uma das mais importantes feiras de MBA do mundo e converse diretamente com representantes de renomadas universidades canadenses. Planeje seus estudos e seja um profissional qualificado e preparado para o mercado.


Data: 11 de outubro de 2008- sábado


Local: Hotel São Paulo Hilton Morumbi


Av. das Nações Unidas, 12901
04578-000 Brooklin Novo


Mais informações
clique aqui.