18 setembro, 2009

..: Viagem :..

Oi pessoal!! Só para avisar vocês... Hoje a noite, às 23h, a Dani estará embarcando para o Canadá. Lá ela fará um curso durante um tempo depois ela descerá para os EUA para passear.






Que ela faca uma boa viagem e que não sente ao seu lado encosto algum (ao contrario de mim XD)


abraço,
Juliano

21 agosto, 2009

..:: EduCanadá 2009 ::..


Bom dia, pessoal!

Bom, fica a dica da EduCanadá 2009.

O evento vai acontecer em São Paulo, Brasília e Recife, e a entrada é Franca.

Eu vou dar um pulinho lá, ainda não decidi exatamente em qual data, mas pretendo ir pra lá. Se alguém que for daqui de SP também for, avisa, quem sabe a gente não se encontra por lá?

Mais informações no site oficial do evento.

Beijos!

18 agosto, 2009

..:: Lyon Petmobile Services - Fuja dessa!!! ::..

Lendo o blog do Ultranol e da Inertia hoje, me bateu uma revolta que eu preciso compartilhar, pra que outras pessoas não passem pelo que um casal passou com seu bichinho de estimação.

Bom, o Leo e a Mari tiveram o bichinho deles, um coelhinho chamado Bubu, assassinado por neglicência de uma clínica que se dizia profissional, a Lyon Petmobile Services.

O casal instruiu que fosse dada somente a ração (que ele estava acostumado a comer), mas o local contrariou as instruções de quem SEMPRE CUIDOU DO ANIMAL e deu folhas para o coitado. Resultado: após uma terrível diarréia, o animal acabou vindo a falecer. A família está a 1 semana no Canadá e passou por uma crueldade dessa. Por irresponsabilidade de uma pessoa sem coração.

Pra quem não sabe, alguns animais precisam ficar de quarentena quando chegam no Canadá (que é o caso dos coelhos). A quarentena pode ser feita em casa, que tem que ser aprovada pela CFIA (a agência sanitária canadense). Se a pessoa não tiver uma casa ainda (que é o caso da Mari e do Leo, que estão morando num hotel até encontrarem seu imóvel), pode recorrer aos serviços de uma clínica especializada, como a Lyon Petmobile Services - que provou não ser nada especializada.

Fica a dica pra quem tá indo com bichinhos, escolha bem essa clínica, e passem longe dessa!

Mais dessa história pode ser conferida aqui

Pra terminar o post, uma foto do Bubu.




PS: hoje tô indo no consulado canadense buscar meu visto de turista! Yay! Depois conto tudo!

13 agosto, 2009

..:: Palestra ::..

Olá.. só para informar:





[]s,
Juliano

06 agosto, 2009

..:: Papelada e 10 mil visitantes! ::..

Salut, mes amis! Como vão?

Em primeiro lugar quero agradecer aos 10 mil visitantes que visitaram nosso blog nesses dois anos de postagens! Conehcemos ótimas pessoas por aqui, e estou muito feliz mesmo que pudemos trocar informações com pessoas sempre tão simpáticas e prestativas =D

Bom, como o título já disse, eu to enrolada com um monte de papéis!

Para tirar o visto americano tinha sido uma dificuldade e quando eu to separando a papelada para o visto canadense (aliás, meu deus, quanta coisa!) vem a bomba sobre a mudança no processo do Québec. Ou seja, (muito) mais papéis...

Mas como o visto canadense eu rpeciso mais rápido, passei ele na frente. A documentação toda deve ficar protna ainda nesse final de semana! Quinta-feira dia 13 vou pessoalmente no consulado levar tudo lá.

A lista de documentos que precisa ser levado pode ser visto no site do consulado.

Bom fica uma dica pra quem for lá pessoalmente (que foi o que preferi, já que trabalho muito perto da Nações Unidas, muito embora o consulado recomende o despachante). Você tem que ligar em um horário pré determinado (de segunda à sexta, das 11 às 12:30hrs) e agendar a entrega dos documentos. Não sei se foi coincidência ou sorte ou sabe Deus o que, mas depois de tentar uma semana inteira em 4 telefones (eu, mão, irmão e padrastro), na sexta-feira eu consegui…. Quando apertei, acidentalmente, o botão 2, que era pra serviço em francês! Como fiquei com preguiça de desligar e lgiar de novo, segui tudo (o que me deixou bem feliz, já qeu consegui entender praticamente tudo que a URA falava) e na PRIMEIRA tentativa consegui agendar a entrevista! Yayyyy! Então, quem for tentar, tente em francês ou inglês (claro, se você souber uma das duas línguas). Se alguém conhece uma história parecida, comente! Porque eu não acredito em coincidência.

Bom, amigos, se tudo der certo, dia 18/09 estou embarcando para Montreal =D
Ficarei 2 semanas por lá, estudando na A.L.I, e depois vou passar uns dias em NY.

Aliás, aproveitando uma promoção da ViaRail, comprei passagens de trem pra Ville de Québec dia 25/09 com volta 27/09. Passarei o findi por lá!

Mais detalhes de tudo certinho quando eu tiver o visto em mãos!


Beijos!

30 julho, 2009

.: Novidades !! :.

Olá pessoal!!Estou ha tempos sumido.. acho que a ultima vez que postei eu estava fora do país.. nem lembro !!
Bom.. estou passando aqui para dar um sinal de vida e contar algumas novidades... =)

Sobre os exames de proficiência.. eu estou me preparando para o TOEIC há 1 ano e meio.. Ha 1ano e meio fazendo simulados e estudando... essa semana eu iria fazer a minha inscrição para eu ser submetido a esse teste.. só que fiquei sabendo que não há mais empresas aplicando o TOEIC aqui no sul devido a crise financeira! Sabe o que farei? Terei que ir para SP e fazer o teste..
O lado bom disso é que irei ver meus amigos e pegar emprestado o quarto da Dani novamente hauahaha

Hoje tive outra aula de inglês.. já comecei a organizar com a minha professora o planejamento para o proximo semestre.. nele irei começar a me preparar para o MTELP .. o famoso exame de proficiencia do Michigan (maiores detalhes clique aqui ). E depois dele o Cambridge, mas isso mais a diante...

Então.. irei ser submetido aos seguintes testes:

1º. MTELP
2º. TOEIC
3º. TOFEL
4º. Cambridge - CPE

O primeiro será no maximo em 2 semanas.. amanhã vou agendar a data do exame =] Já o TOEIC estimo que em janeiro. os demais ainda não sei.

Para quem tá afim de fazer.. o conselho que dou é ESTUDO...

Sobre o francês.. bendito idioma! Fiquei 6 meses sem estudar ... preciso ir na AF e fazer um teste de nivelamento para ver como estou e retomar os estudos.. exames de proficiencia nisso sem previsão no momento...


A Dani já está preparando a papelada para despachar.. eu pretendo fazer isso em janeiro... para enviar lá por fevereiro.. ela disse que é muito trabalhoso organizar essa documentação... vou esperar ela fazer tudo e depois pedir ajuda dela..

Talvez eu vá para Toronto em setembro ou outubro com o pessoal da minha faculdade.. que finalmente estou concluindo neste semestre... dia 11 de agosto tenho a reuniao para ver se vai rolar a viagem...

=] que eu lembre essas eram as noticias.. ah fora que a gripe A tá foda por aqui... praticamente todas as faculdades e escolas adiaram 2 semanas o retorno das aulas por causa dessa porcaria!!

era isso por hj..
abraços,
Juliano

..:: 100 Coisas para Fazer em Montréal ::..


Peguei isso da lista do Yahoo! Agora que vou mesmo pra Montreal (em setembro to indo, mas isso é assunto pra um outro post. meda.com!), acho que veio bem a calhar =D

Vou traduzir porque tem gente que não entende em inglês, e acho que qualquer dica é válida pra quem tem vontade de conhecer… Detalhe apenas que não revisei a tradução (falta de tempo é triste!!), mas a Ro colocou no blog dela também a versão original.

PS:Vicente, você quem comentou no post sobre o TOEIC. Me manda um mail pra gente conversar melhor =D mudou.sara@gmail.com
Beijos pra todos!



************ ********* ********* ********
100 Coisas Para Fazer Montreal
************ ********* ********* ********


01. Entre no ritmo e veja batalhas medievais de espadas no Tam Tams todo domingo à tarde no Mont-Royal

02. Faça um pique-nique e dê abraços gratis ao som de DJs e música eletrônica no Piknik Electronic, domingos no Jean-Drapeau

03. Pedale pelos 14.5Km do Canal Lachine e aproveite as maravilhas do velho Porto.

04. Tenha você também um Beaver Tail, 127 de la Commune E

05. Participe no Cat's Corner da maior aula de swing pública e de graça e aulas grátis de Charleston. Olhe a multidão dançando nas ruas de Blvd St Laurent!

06. Salse com a Salsafolie, no Old Port nos sábados à tarde.

07. Divirta-se sendo ecologicamente correto alugando uma bike de graça no metrô Mont-Royal durante o verão (Cabine de informação Desjardins bem em frente á saída) ou Bixi-ing pela cidade

08. Aproveite o verão com Jazz no JazzFest!

09. Ande peloPlateau-Mont- Royal e Village e descubra lojas, cafés e cultura.

10. Vá até a Schwartz`s na St-Catherine para uma deliciosa experiência como nenhuma outra - beef sandwich (a cherry cola vai bem também!)

11. Explore arte e história, ou se esconda da chuva nos Museus de Montreal:

• O Montreal Museum of Fine Arts sempre é grátis.
• O Red Path Museum, que oferece uma variedade de exibições dos tempos antigos, sempre é grátis
• O Contemporary Art Museum é grátis nas quartas-feiras, das 18 às 21hrs.
• O Canadian Centre for Architecture é gratis nas quintas-feiras à partir das 17:30 hrs

12. Prove ingredientes orgânicos e frescos no Jean-Talon , maior e melhor mercado de verduras da cidade. Também procure por outros mercados pela cidade.

13. Tenha uma experiência boêmica, bom ambiente, música ao vivo,comida gostosa e barata no L'Escalier (Berri-UQAM).

14. Vá à parques e piqueniques em um dos muitos agradáveis parques da cidade.Parc-Nature De L'ile-De-La- Visitation, Parc Angrignon, para nomear alguns.

15. Prove um dos maiores, mais saborosos e mais vistoso sanduíches em Santropol (3990 St-Urbain).

16. Pegue algumas bagels na Fairmount Bagels ou na St-Viateur Bagels. Não precisa discutir qual é a melhor, apenas prove as duas! Aviso: nas manhãs dos finais de semana as filas são enormes!

17. Suba o Mont-Royal às 5 da manhã e veja o nascer do sol!

18. Tenha uma deliciosa experiência na na cabane a sucre durante o inverno (talvez não seja o melhor lugara para vegetarianos/ vegans).

19. Aproveite o serviço de wifi oferecido em muitos cafes/pubs espalhados pela cidade.

20. Prove algumas comigas favoritas e/ou faça um tour gastronômico com alguns canadenses!

21. Visite o Oratoire Saint-Joseph.

22. Veja os patos no Lafontaine. No inverno é possível esquiar nele.

23. Coma panquecas à moda antiga, servidas puras ou com mais de 20 recheios diferentes e coma-as, no Chez Cora.

24. Veja os fogos de artifício do Loto-Québec do Old Port, da Ponte Jacques Cartier ou embaixo da ponte da l'Île St-Hélène.

25. Olhe para a cidade a noite da l'Île Jean-Drapeau e/ou do Mont Royal

26. Encontre um novo mundo literário na La Grande Bibliothèque Nationale.

27. Vá andar de caiaque na Les îles de Boucherville ou apenas observe...

28. Veja as pessoas na St-Laurent.

29. Faça um tour de Grafites pela cidade. Muita arte legal para se ver/fotografar!

30. Passe um dia em montanha russas no Six Flags (LaRonde).

31. Veja um jogo de hockey em qualquer pub/bar/boteco local e veja como as pessoas ficam doidas enquanto torcem!

32. Andre pelo centro empresarial SEM vestir terno durante a hora do rush (hehe é engraçado ver a cara que as pessoas fazem).

33. Pedale por qualquer rua em Westmount do Boulevard. É super assustador! Desça na Bilboquet em Westmount para provar sorvetes criativos, engraçados e deliciosos.

34. Fique travado (bem, bem, mas beeeem bêbado, em outras palavras) e coma um poutine ás 3 da manhã.

35. Vá fazer amigos ciganos no Café Sarajevo em Beaubien

36. Veja um Serie B no Cinema Parallèle (ex ex-centris)

37. Dance e descubra no Festival Nuit d'Afrique (em Julho).

38. Ria no Festival Juste pour Rire (em Julho).

39. Aprenda coisas novas na exposiçã no Centre des Sciences, no Old Port.

40. Vá dirigir "o quanto você conseguir dirigir" a noite inteira por 75$ (no maior centro indoor de kart em HOMA : Action500).

41. Vá andar de lancha, faça rafting ou Jet boating no rio St-Laurence.

42. Descubra o silophone no Old Port.

43. Pague o quanto você quiser e coma decentemente no Taverne Crescent, na 1433 Crescent.

44. Pedale pela ilha pelas suas ciclovias

45. Faça parte de alguns eventos canadenses, tire algumas fotos e as coloque no Flickr CS Montreal.

46. Nade e se bronzeie na piscina do Parc Jean-Drapeau.

47. Ande em volta das águas dançantes for a do Metro Jean-Drapeau.

48. Compre curiosidade ridículas e baratas no Bazaar, vendas de igreja e de garagem.

49. Tenha um banho de espuma no Ovarium.

50. Tome café num restaurante (usando calças de jogging!).

51. Ande pelas ruas estilo Neo-francesas na Old Montreal

52. Não resista à gigante sopa Tonkinese (Vietnamita "Pho") na Pho Viet em Amherst ou na Pho qualquer coisa! na ste-catherine, perto da Foufounes Électriques… Aquele que parece uma cafeteria! (e tente resistir à banana frita!!)

53. Veja um show (dança, musical, concerto, teatro, circo, opera, ballet… Tem pra todos os gostos).

54. Sinta as vibes do frescor da primavera na Avenue Mont-Royal e na Mountain. Existem muitos vafés maravilhosos e restaurantes como Le Pistou Dejeuner, Chez Cora, l'Avenue du Plateau.

55. Jante no O'NOIR (rue Ste. Catherine) - você come sua refeição na escuridão total! Sério, você não cosnegue ver nada! Eles tocam música ao vivo, também. Experiência interessante. E também age por uma boa causa já que todos os garçons são cegos.

56. Prove doces de barba de dragão e chá de bolhas em Chinatown.

57. Coma comida Mexicana - deliciosa e barata comida no Chipotle & Jalapeno(1481 rue Amherst).

58. Ajude alguem à se mudar no Moving Day, em 1º de Julho (que também é o dia do Canada!).

59. Chocólatras - Vão ao Juliette et Chocolat, provar um chocolate quente à moda antiga. Tem uma na St Denis e outra na Laurier (mais vazia e mais agradável).

60. Vá à uma Vente de Trottoir. É um mix de feira e vendas. Muitas oportunidades, música, terraços abertos, performances pintura de rosto para crianças (e adultos). Ótima experiência!

61. Tenha um sanduíche criado ou Mish Mash no famoso "Cosmos" em NDG.

62. Vá ao "Comedy Nest's" open Mic night and cheer some folks on

63. Vá ver lemurianos no Biodome e faça a dancinha do Madagascar.. .I like to move it, move it! I like to move it, move it!!

64. Se você já estiver já estiver no Biodome, por que não ir ao Stadium Olympique e ter umas melhores vistass 360º da cidade?

65. Tente a sorte com locais com algumas french pick-up lines (clique neste link e role até o fim da tela.

66. Vá à Livraria de Westmount, é maravilhosa. E visite a estufa ali perto. Especialmente no inverno.

67. Ande pela Saint Henri. Descubra o G-Etienne Cartier Square.

68. Beba no Burgundy's Pub, e aproveite o terraço.

69. Prove o melhor sorvete de Montreal no Le Havre aux Glaces ( mercados Jean Talon e Atwater).

70. Prove a melhor cerveja de Montreal na Micro-cervejaria "Le Dieu du Ciel. Existem muitas outras micro-cervejarias na cidade tambem, ou então, se você tiver tempo e como, por que não fazer o Tour das Microcervejarias de Québec?

71. Vá ao Parque René Lévesques no final do Canal Lachine.

72. Descubra o Musée en Plein Air (museu outdoor) e a baía de St Lawrence em Lachine.

73. Aproveite um chá de chocolate na casa de chá Cha Noir, em Verdun. Apenas sente ali, relax e entenda qu a vida é bela.

74. Descubra a quantidade de parques de Montreal ("le réseau des grands parcs").

75. Vá dançar e admirar a vista panorâmica no terraço do (Altitude) 737.

76. Caminhe tranquilamente no Cemitério de Notre Dame des Neiges.

77. Descubra o novo lugar de festivais da estação.

78. Se desafie noDefi de l'île de montreal: uma corrida de patins de 128 km pela Ilha de Montreal Island. Terceiro sábado de outubro. Isso é uma loucura.

79. Se você sobreviver ao anterior, se desafie no "24 hours Inline Montreal como um patinador solo.

80. Compre um bilhete de última hora no La Vitrine. Muitos bons eventos por bons preços.

81. Descubra todas as coisas grátris na red da "maison de la culture" (muitos shows ótimos, mas você vai precisar provar que mora em Montreal).

82. Vá ao bar "Diese Onze" qualquer terça e aproveite a Jam session (jazz)
com um bom cocktail. Vá em qualquer outro dia e aproveite boa música ao vivo.

83. Vá ver a Ligue d'Improvisation Montréalaise (LIM - em francês), nos domingos de outubro a maio, na Lion d'Or. Eles são simplesmente incríveis!

84. Vá ao Bistro a Jo-Jo, na Saint-Denis; qualquer noite, mas especialmente Sextas e sábados. Escute um bom e alto blues-rock.

85. Celebrate Quebec's national holiday - St-Jean-Baptiste - with a parade
> and many parties around town. The biggest of which is at Parc Maisonneauve(near Olympic Stadium).

86. Faça um Tour de Comida Vegetariana pela cidade.

87. Olhe vitrines e veja pessoas pela Rue St-Denis.

88. Ganhe um tour grátis pela prefeitura de Montreal, de maio à outubro, o Hôtel de Ville, a majestosa Prefeitura de Montreal, construída em 1872 - 1878, oferece um tour guiado (e grátis) de 45 minutos.

89. Aprenda a dançar! Nas noites de quartas, sábados e domingos durante o verão, instrutores de dança ensinam aulas grátis de dança no Parc Jean Drapeau.

90. Encontre seu equilíbrio nas terças, quartas e quintas, das 12:15 às 12:45 p.m., o Centre Bouddhiste Kankala oferece meditações guiadas grátis(Méditations guidées gratuites).

91. Pegue sua bike e junte-se ao Critical Mass, última sexta-feira de cada mês, às 17h30 na Phillips Square, Ste-Catherine @ Union.

92. Se você prefere pedalar no escuro, existe o Midnight Mass e também a semanal Thurs night bike ride, às 22h30 no parc Lahaie, esquina da St-Laurent e St-Joseph.

93. Vá para o meetup.com , encontre alguém de fazer o que você quiser, encontre novas pessoas e se divirta!

94. Aproveite Montreal cedo para seguir a sunrise bike
ride
. Tradição!

95. Encontre alguns canadenses amigáveis no Montreal Weekly Pub Meeting(o lugar pode mudar de semana para semana, então fique ligado nesses foruns).

96. Tome um saboroso drink de orange-cream soda ( e adicione um pouco do sorvete de baunilha deles para uma bebida especial mmm) no The Orange, no metrô Namur.

97. Vá a Festa Livre no templo de Krishna nos domingos, às 5 da tarde (PS: Are baba! Será que encontro um Raj por lá?ahaha).

98. Explore prédios abandonados na Mile End.

99. Vá para uma aula de yoga nas sextas a noite por uma doação de CAD$5 (Moksha Yoga,St Laurent).

100. E não se esqueça de um bom poutine (existem 25 variedades à escolha) no La Banquise ! É recomendado que você tome cerveja antes E depois :P

23 julho, 2009

..:: Mais de CV e Dicas... ::..

Ainda sobre CV e Emprego…
Mais uns links interessantes para serem vistos!

http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/documents/fab/fab.php
(Dica da Aline e do Jório, muito bom!!)

http://emploiquebec.net/Guide/fr/e3_cv.htm#Cvchrono

http://www.aimcroitqc.org/Curriculumvitae.htm

http://www.foireemploi.com/03_1_preparer.html

http://placement.cmaisonneuve.qc.ca/etudiants/pdf/cv_a_proscrire.pdf

http://cv.monster.ca/section2028.asp

http://office.microsoft.com/fr-ca/templates/CT101448941036.aspx

Eu comecei a fazer o meu, vou ver se até terça que vem consigo terminar (e viva o final de semana!)para pedir ajuda da minha professora pra correção e aperfeiçoamento. Estou fazendo uma mescla de conteúdo de um, formato de outro, e por ai vamos. E fazendo tudo isso me lmebrei como odeio fazer CV, mesmo sem um mal absurdamente necessário…

Bom, agora vamos à algumas informações!

1 - Foram abertas novas datas para Palestra do Québec em SP! Dias 03 e 10 de agosto, na Aliança Francesa do centro. Inscrições devem ser feitas pelo site.

2- Leia/vejam "Le Scaphandre et Le Papillon". É meio difícil o vocabulário, porque tem coisas médicas, mas a história vale a pena! É a história de Jean-Domenique Bauby, que tem um AVC e fica com o corpo inteiro paralisado, além de perder a visão de um dos olhos. É como se o espírito estivesse preso dentro do corpo. A história é verídica, e escrita pelo próprio Bauby, vale muito a pena a dica! Estamos estudando ele no francês (que de quartas e sextas serão de tradução), e mais que recomendo.

3- Aos que ainda não conhecem, entrem no site do Bonjour Quebec e peçam os guias das regiões do Quebec que os interessem. Eu pedi de Montreal, Ville de Québec e Outatais (região de Gatineau). Chegaram pelo correio,na minha casa. Os guias são de ótima qualidade, tem dicas de circuitos turísticos, restaurantes e hospedagem, for a calendário de eventos e outras coisas. Tudo bem que a Lírio quase me matou, porque tem as versões online tb, mas nada melhor do que ter dicas e mapas disponíveis impressos e gratuitos, né?

4- Pra finalizar, ontem foi aniversário da minha cumadi Lírio! Quero desejar pra ela tudo de muito bom, que todos os sonhos se realizem e que você seja muito feliz =D

Beijocas pra todos!

20 julho, 2009

..:: Matéria no G1 e CV Canadense… ::..

Bom dia, gente!

Espero que tenham passado muito bem o final de semana. O meu foi muito divertido!

Bem, vamos ao que interessa!

Hoje li logo pela manhã uma matéria no G1. Assunto - Imigração para o Canadá.
O Patrick participou da reportagem (aliás, Patrick e Valéria, feliz 2 anos de QC!), que pode ser conferida aqui

Bom, essa semana começo a preparar meu CV canadense! Concordo que é o que tá me dando mais medo dessa história inteira de preparar a papelada. Separar um monte de documento é relativamente fácil, agora se vender via um CV, não é... Fora que CV nunca foi meu forte. Nunca sei exatamente o que por, então sempre me bate aquele medo... Mas como é um mal extremamente necessário, mãos à obra!

Decidi fazer meu CV de duas formas: inglês e francês.Se o país é bilingue, por que meu CV não seria? Como sabemos que o canadense é diferente do nosso, andei fazendo umas pesquisas na Internet, e vou dividir os resultados. Acho que vale a pena (embora eu não tenha usado ainda nenhum deles, porque com essa correria de separar papelada de visto americano e canadense, meu tempo ficou zerado.)


http://www.emigrate2.co.uk/jobs_and_money_detail-113.htm

http://viatoronto.blogspot.com/2006/01/curriculum-vitae-resume.html

http://www.skillsforchange.org/

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/employment/looking-finding/curriculum.html

http://en.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9sum%C3%A9

http://viselka.com/Curriculum_Vitae.htm

http://ca.dir.yahoo.com/Business_and_Economy/Employment_and_Work/Careers_and_Jobs/Resume_Resources/Resume_Writing_Tips/

http://blackzigoth.wordpress.com/2008/10/02/100-cv-templates-curriculum-vitae-25-page-writing-guide/

http://www.jobwings.com/default.aspx

http://www.worldpassports.org/immigration/29853

http://www.callcenterjob.ca/callcentre-job/cv-cover-letter-templates-m258.html

Essa semana começo o esboço. Vou aproveitar que hoje começam as aulas do intensivo de francês que falei http://brasilaocanada.blogspot.com/2009/07/e-changeca.html e abusar da minha super professora que sempre me socorre quando preciso! Acho que ela vai conseguir me ajudar bastante no conteúdo. A estrutura, vamos recorrer à Internet…

E, pra terminar, quero muito agradecer o apoio e incentivo da galera que tem visitado o blog, comentado ou mandando e-mails. Vou seguir a dica, e estou correndo aqui para em 1 mês mandar toda a documentação, pra ter uma margem de 45 dias até o dia da mudança do processo… Espero que meu dossiê seja tratado nesse período!


Beijos pra vocês!

14 julho, 2009

..:: Mudanças no Processo - Québec ::..


Pois é, minha gente! Tudo que é bom dura pouco. Depois do processo federal ter feito uma, agora é a vez do Québec ter umalista de profissões em demanda.
Mais pode ser lido no site do MICC.

Segundo a informação, para processos a partir do dia 14 de outubro, será dada preferência para quem tiver formação em uma dessas profissões em demanda. As outras profissões não serão descartadas, como no Federal, mas vão "ficar no limbo do quando der" (ahaha eu achei muito boa essa definição do grupo do Canadá.

O que isso interfere na minha vida? Basicamente muita coisa! Eu não tenho formação em nenhuma das áreas ditas ali (tenho pós graduação em uma delas, mas acho que isso não conta), ou seja... Limbo é meu destino. Nunca uma graduação foi tão menosprezada na minha vida, não trabalho no que me formei (hotelaria), e mais uma vez isso vai empatar minha vida!

Resumo da ópera: decidi mandar a documentação toda em setembro. Eu queria mandar depois que eu voltasse do Québec (nas minhas féiras, em outubro), mas com isso a chance de eu ficar no limbo do limbo é grande. E então vamos mandar tudo logo! Até setembro estarei com aproximadamente 300 horas de francês, inglês mais que fluente, formada e pós-graduada. Então acho que minhas chances são grandes =D

O J vai mandar toda a documentação em janeiro! Ele não vai estar no limbo (aliás, TI no canadá acho que nunca vai estar no limbo), então vai bater mais ou menos certinho. O P. também não está no limbo, mas não sei quando ele manda.

Aliás, se tudo der certo J vai para Toronto em setembro, com pessoal da faculdade. Bom que teremos duas impressões diferentes sobre o Canadá =D


E por falar em viagem, vamos às notícias boas do dia: consegui o visto americano! Sim, minha gente, depois de 40 dias de fila de espera, 2 semanas separando docuemntos e 5 horas dentro do consulado, consegui! Não me pediram absolutamente nada do que levei (imposto de renda, carteira de trabalho e muitos afins), mas tá ótimo! O importante é ter o visa ali, o que vai me ajudar a realizar o sonho de conhecer NY =D

Vamos ao relato (ahaha à pedido do Vitor)

Cheguei no consulado era 8:15. Pensei que ia demorar horrores pra ir daqui do trabalho pra lá, mas ledo engano! Demorei exatos 14 minutos. Estacionei o carro (caro, por sinal! Acho que vou abrir um estacionamento em SP, dá dinheiro!), esperei pelo meu amigo, que chegou logo depois. Nosso horário era das 9, mas resolvemos já ir pra fila. Entramos naquela filinha kilométrica, onde os funcionários já fazem a triagem do que tá errado nos documentos e pronto.

Passamos pela salinha do raio-x, onde deixamos todos nossos aparatos eletrônicos e nos demos de cara com Obama e Hillary Clinton na parede. E lá vamos pra senha! Já devia ter umas 500 pessoas às 8:45 da manhã; e a cada hora parecia que não ia mais parar de surgir pessoas! Chegamos à conclusão de que o horário não servia pra nada mesmo - e nessa hora me deu uma saudade da Policia Federal.

Primeira fila da senha. Depois espera a chamar sua senha pra tirar suas digitais. Ordem nos números? Não existe. Eles vão pegando todos os passaportes que passam pelas 2 moças da triagem e colocando em pilhas, e ai vamos no sorteio!

1 hora pela espera das digitais. Deu tempo de comer o pão de queijo que levei, tomar algo, conversar, falar besteira, olhar no painel 30 vezes e nada. Até que foi!

Lá colocamos nossos lindos dedinhos no leitor de luz, e vamos aguardar de novo a nossa senha ser chamada - agora é a da entrevista.

Estávamos nós esperando quando uma menina desata a chorar. Advinha? Pedido de visto negado. A menina era aquelas bem filhinha de papai, e o pai até tentou conversar, mas já era. Quando eu fui pro da Disney, teve uma menina que teve negado, e mesmo a coordenadora da Disney mandando um fax assinado de lá não teve jeito. Não é não.

Já ficou aquele medo... Mas vamos em frente! Minha vez (depois de umas 2 horas e pouco), a oficial me perguntou ha quanto tempo eu trabalhava na empresa que trabalho hoje, com quem morava e o que meus pais faziam. Quando ela correu pelo formulário e viu que tinha o J1, pediu pra ver o passaporte antigo com visto e pronto! Me concedeu o visto na hora. Lá vamos nós pagar o Sedex (R$19 pra São Paulo, não pode mais ir retirar, como era antes!), e pronto. 1 da tarde estávamos fora do "território americano".

Agora é esperar (o prazo é de 6 dias úteis, mas SEDEX com AR em SP deve chegar antes!), pra então já fechar toda a papaelada canadense e dar entrada no visto de turista canadense! Não preciso nem dizer como estou feliz, né?


Mais uma etapa cumprida!

Beijocas,

D.

13 julho, 2009

..:: E-Change.ca ::..


Minha gente, post sustentável/ecologicamente correto vindo ai!

A dica do dia é o E-change.ca
A idéia fantástica é da Dani e do Leo , sobre as pessoas deixarem seu "lixo" na porta das casas, inclusive eles postaram sobre o assunto no blog deles hoje.

Mas o que seria o e-change?
Nada mais é do que um lugar onde as pessoas doam ou trocam objetos (móveis, eletromésticos e afins) que não querem mais. Na América do Norte é comum essa cultura de deixar na frente da casa, e quem quiser pega. No condomínio que morei nos EUA, quando terminou o programa dos americanos, tinha um container em um dos cantos do condomínio só pro povo deixar o que não queria ou não podia levar. E quem ainda morava no condomínio pegava o que podia ser útil.

Pra quem tá aqui no Brasil e nunc afoi pra for a, vai achar que é besteira, ou tudo porcaria. Muito pelo contrário! Tinham coisas de ótima qualidade, e quase tudo novinho! Tinha rádio, DVD, TV, tudo que vocês imaginarem! Eu também quase participei da brincadeira, mas perguntei pros meus vizinhos de NY se eles queriam, e eles aceitaram - e assim não precisaram comprar grande parte das coisas que, mesmo custando barato, ainda custam alguma coisa. =P

A Dani ficou indignada sobre o povo deixar lá e tudo ser destruído e ir pro lixão, mas quem mora em SP pelo menos sabe que a coisa é anda pior: eles jogam tudo em rios e córregos, que transbordam em época de fortes chuvas e no final a população culpa o governo, o estado e afins. Isso é uma das coisas que mais me revoltam nesse país - a mentalidade do povo!

Não preciso nem dizer que aderimos à campanha, e já colocamos o banner no nosso blog (isso, tá lá em cima!). Quem quiser, no blog deles tem o código pra colocar no seu blog também.

E próximo post sobre a mudança do processo…

Antes de terminar, dica pra quem é de SP!

A E.T.E. Camargo Aranha gostaria de convida-lo(a) para participar do curso de
férias de francês. Tal curso foi elaborado pelos professores Paulo e Daniela no
intuito de aperfeiçoa-lo(a) na pronúncia, na compreensão oral, na leitura de
textos, através da simulação de situações e a prática de tradução. Não é
necessário comprar material. É necessário ter cursado, no mínimo, até o nível
básico 3 de francês.

São duas semanas, de segunda à sexta-feira, das 19h
às 22h. A partir de 20 de julho.

Pagamento: 2 parcelas de R$75,00

Carga Horária Total: 30 horas

Esperamos por você,
À bientôt

O curso é ótimo, e o preço melhor ainda! A Danie (minha professora) e o Paulo moraram por mais de um ano na França, são duas feras. O mais legla é que esse vai ser só da parte oral e leitura de texto, que é aquilo que não aprendemos tanto assim nos cursos regulares e o que mais precisamos, né? A escola fica ali na Mooca, do lado da Universaidade São Judas. Mais informações no site da escola.

Se alguém se animar, nos conheceremos por lá =D
Podem ter certeza que estarei por lá =D

Beijos,

D.

06 julho, 2009

..:: TOEIC ::..

Pois é!

Conforme a dica da Liliane, resolvi procurar sobre o TOEIC.
Aliás, a Liliane foi um anjo em aparecer por aqui, comentar e ainda postar no seu blog sobre sua experiência com TOEIC e TCF. Mais que recomendo à todos.

Seguindo a dica dela, fui procurar um centro aplicador aqui em São Paulo. Achei o Canadian English Vision, que é aqui do lado do trabalho (e tem o nome bem apropriado, né?). Já gostei pela agilidade: em menos de 30 me responderam um mail feito através do "Contate-nos" do site.

Conforme a Liliane disse, o teste é realmente bem flexível, e bem mais barato que o IELTS. Seguem abaixo as informações do mail que recebi.



Prezada D,
O valor do teste é R$195 e você pode fazer a prova com hora
marcada entre as 7 da manhã às 10 da noite de segunda à quinta ou das 7 da manhã às 18 horas às sextas feiras. Basta ligar para (11) 2528-6226 e falar com
Milena.
Havendo qualquer dúvida, não hesite em nos contactar.
Atenciosamente,
Helder Sato



Falei com o J, ele ele disse que faz preparatório para TOEFl/TOEIC no Yazigi, e que já iria prestar de toda forma. Eu agora vou procurar algum curso e fazer os simulados na net. Minha idéia é prestar antes de ir pro Canadá, ou logo depois que eu voltar. A idéia é ter tudo isso pra mandar a papelada em até no máximo janeiro/2010. Quem sabe até meu aniversário não recebo o CSQ de presente por correio?rs

Bom, fica ai a dica pra quem mais quiser/precisar.

Beijos pra todos!

05 julho, 2009

..:: Blog Arrumado! ::..

Pois é, depois de uma burradinha minha, arrumei o blog! Agora ele está bonitão de novo =D

Próximo post vai ser sobre a Dica da Liliane, sobre o TOEIC!

Beijos pra vocês e bom final de domingo!

25 junho, 2009

..:: IELTS e TCF? ::..

Pois é, minha gente!
Devido à loucura deste processo que estamos ultimamente, tomei uma importante decisão; vou prestar o IELTS e o TCF.

Essa brincadeira vai sair bem cara (mais detalhes abaixo), mas é algo que terei retorno. Claro que esse tipo de decisão sempre é pessoal, então o que pode ser bom pra mim pode não parecer bom para os outros.

Como anda tendo festival de CSQ sem entrevista (quem acompanha a lista do Yahoo pode ver), acho que vale a pena arriscar. Na pior das hipóteses terei duas certificações que atestam meus conhecimentos na língua especificada (afinal no inglês tenho meu diploma do CNA de 1999, mas nesses 10 anos muita coisa aconteceu com meu inglês…rs), e como temos plano de ir pra Montréal, isso vai ser bem importante - pelo menos pra atestar meus níveis =D

IELTS
Para inscrever é preciso levar:

- RG ou Passaporte (CNH e OAB não serão aceitos!)
- 1 foto 3x4 recente e com fundo branco.
- Pagamento da "taxinha". Preço: R$415,00
- Pode ser feito em vários locais. Datas e locais aqui:



TCF

Para inscrever é preciso:

- Procurar um dos postos da Aliança Francesa
- Pagar a "taxinha". Preço: EUR90 (para TCF Quebec) . Informações aqui e aqui

Quando eu pretendo prestar?
Ainda estou pesando. O TCF com certeza prestarei depois que voltar da minha viagem em outubro (mas ai são outros quinhentos, pq eu vou voltar depois que o exame acontecer, então vai ficar pro próximo ano). O IELTS eu quero prestar antes de ir viajar, pra ir tranquila e me preocupar com o resultado só na volta (afinal não vou pro Canadá pra melhorar meu inglês). Até lá vou estudando, fazendo simulados e me preparando para essa prova que os amigos dizem ser tão complicada.

Vou dar uma olhada nos blogs que acompanho para pegar o material de estudo, mas se alguém quiser me deixar alguma sugestão nos comentários eu também aceito!rs

Beijinhos pra todo mundo =D

22 junho, 2009

..:: Tirando a Poeira! ::..

Oi gente!

Postando só pra tirar a poeira mesmo! Não temos tantos assuntos assim pra atualizar, e ainda não estou com toda documentação pronta para o visto americano!

Bom, de novidades o que temos?

- Estou de nextel! Se por acaso alguém tiver também e quiser trocar IDs, só me mandar um mail! Adoro =D

- J. vem sexta--feira pra SP! Na sexta mesmo é seu niver e ele resolveu passar aqui com a gente! Não preciso nem dizer o quanto estamos felizes =D

- Estou procurando uma pós em Comércio Exterior (que é no que estou trabalhando atualmente), para me aprimorar ainda mais antes de ir pro Canadá.

Sobre o Canadá, semana passada eu e Lirio (que anda cada dia mais empolgada com a idéia do Canadá - o que me dá até MEDA!) começamos uma pesquisa meio aleatoriamente, depois que vi no Grupo do Yahoo do Canadá uma pessoa perguntando sobre Lachine, e então resolvi procurar. Fato é que ADORAMOS as fotos que vimos de lá, e que o lugar parece ser muito maravilhoso! A Lírio até postou no blog dela e do Curinga. É um arrondissement bem arborizado, com cara de cidadezinha e considerado subúrbio (padrões norte-americanos, não brasileiros, ok?) estando a apenas 15Km de Montreal.

Meio idiota, mas não consegui deixar de imaginar um jogging pela manhã, ou ainda umas pedaladas, naqueles parques em torno do Canal. Deve ser muito agradável, e algo bem de filme mesmo!rs Adorei!

Outro lugar que também gostei vendo por fotos foi Côte-des-Neiges. Parece ser mais movimentado que Lachine, mais urbano mesmo, mas eu adoro! Eu amo essa agitação e correria de SP, e não quero ir parar em algum marasmo!rs

Esses são, com certeza, dois lugares que quero conhecer em outubro! Vou pesquisando aqui antes, pela Internet, e chegando lá vou fazer buscas mais profundas. Afinal, tem coisas que não temos como saber pela rede apenas, né? Temos que vivenciar também!

Se tiverem idéias ou sugestões de lugares legais para morar, por favor comentem! Vamos trocar muitas figurinhas!rs


Salut!

Beijos,

D.
PS: a imagem do cabeçalho tá com problema por uma burrice minha! Em casa vou arrumar, salvei 2 imagens com mesmo nome, então ele assumiu a última que dei upload. EM breve o blog normal!rs

27 maio, 2009

..:: Renovando o Passaporte... ::..


Mais uma etapa do "to-Do List" da minha completa! E muito mais rápido que o esperado, tenho que confessar.
Quando eu fui tirar meu passaporte, em abril de 2005, lembro que cheguei super cedo no posto do Shopping Tatuapé (até então o mais vazio de todos) e fiquei 3 horas esperando para retirar meu passaporte. Dessa vez não. O processo tá mil vezes mais simples.



O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal. Preenchido tudo e imprimindo o GRU para pagar a "pequena" taxinha de R$156,07 (era R$89 e alguma coisa quando fiz o outro), você pega o número do protocolo e agenda um atendimento, pela Internet mesmo, no posto de sua preferência. É tão interativo que dá pra abrir o dia e aparecem todos os horários disponíveis para a data. Ai você seleciona um e ele abre uma nova janela com os dados do seu protocolo. Só chegar 15 minutos antes no posto e pronto!

Mas é claro que não há processo burocrático no Brasil sem novela. E então vamos à minha.

Pra começar: preencher a GRU. Eu precisava do maldito número do título de eleitor, que minha mãe não achava nem por Cristo em casa. Depois de uma novela toda, entrei no site do Tribunal Regional Eleitoral pra achar o número do meu título. O original eu procuraria com mais calma, ou na pior das hipóteses, pediria segunda via...

Fato é que deu erro na ferramenta de busca do site. Depois de umas 20 tentativas minhas e de um amigo, resolvi ligar para o número que estava escrito no topo da página.Liguei e um moço super simpático me atendeu. Informei alguns dados e ele me informou tudo que eu precisava! Agradeci e voltei à GRU.


Depois de preencher tudo, imprimir e pagar, veio a pior parte - o agendamento. Entrei na sexta e tinha horário para segunda nos Shopping Tatuapé e Light. Como trabalho em Moema, o melhor posto pra mim seria do do Shopping Ibirapuera. Esperei e quando fui olhar de novo já não tinha em nenhum outro posto fora o NUPAS, na Lapa. Ou seja, impossível.

Entrei novamente segunda de manhã e tinha tinha no Tatuapé para ontem, as 17:30. Pensei em todas as formas de voar e chegar lá, e marquei. Já tinha em mente que teria que correr mais que um keniano.

Na segunda a noite, depois de chrgar no conforto do meu lar, resolvi dar uma última tentativa e olhar no site no posto Ibirapuera. Bingo! Apenas 2 horários disponíveis: 11:15 e 14:45. Marquei o das 11:15 já disposta a almoçar mais cedo e feliz por não ter que atravessar São Paulo como uma louca.

Hoje cheguei lá era 11:05 e quando fui informar que estava lá para renovar, o moço já me encaminhou para atendente disponível. Achei super rápido! Tirando o pequeno contratempo com a atendente (que quis me provar que Docmento de Identificação e Cédula de Identidade são a mesma coisa), em NOVE minutos sai de lá, com o protocolo que me diz pra retirar quarta que vem! Serviço rápido e eficiente, adorei!

Mais um passo dado rumo ao 5S da minha vida, rumo às viagens de férias e rumo ao processo do Canadá (afinal eu teria que renovar meu passaporte de qualquer forma antes do processo)!

Ainda faltam muitos passos, mas eu vou indo pouco a pouco… O próximo é o tão temido visto americano!

Beijos!

20 maio, 2009

..:: Canadá na TV e a Viagem.... ::..

Salut, mes amis!

O Canadá saiu mais uma vez como destino dos brasileiros no exterior. Os atrativos? Os de sempre: boa qualidade de vida e preço mais baixo que dos EUA. A matéria pode ser conferida aqui.

Essa semana o jornal vai exibir matérias especiais sobre intercâmbio. As duas anteriores podem ser conferidas aqui e aqui


Bom, continuando as pesquisas para o país gelado, estou explorando novas possibilidades.

Pois bem, eu tenho dado uma pesquisada e quero que essas férias saiam o mais barato possível e quero aproveitar parte delas também. Morro de vontade de conhecer NY (vontade adormecida desde 2006, quando estava em orlando e minha viagem pra NY precisou ser cancelada por diversos motivos) e quando uma amiga minha que mora em Miami perguntou quando a gente iria remarcar aquela viagem para a Big Apple não pensei duas vezes - é hora de ir!

Procurando vôos pra Montréal via NY os preços estão muito além do meu alcance (a propósito, no site da decolar.com ir pra Montreal via Miami com a American sai por USD795 com as taxas. Vale a pena ver!), resolvi pesquisar novas alternativas de não deixar o sonho miar de novo. E então olhando uma revista sobre o Canadá me veio a idéia - Por que não cruzar a fronteira de trem?

É isso mesmo! Ir sobre trilhos! Pode parecer uma loucura, um absurdo, mas como quem está de férias quer conhecer tudo, a idéia me apreceu ótima, ainda mais pelo preço: USD120 dólares ida e volta. E quem tem q ISIC ainda tem desconto. O tempo de viagem é de 10 horas, mas é diurno. Ou seja, acorda em NY e dorme em Montreal. Como vou em outubro (finalmente consegui marcar minhas férias, de 13/10 a 03/11), as temperaturas estarão amenas e a paisagem vermelhinha. Achei o máximo a idéia de passar por diversas cidades e viver esse tipo de experiência que só teremos no Brasil quando o tão planejado "trem-bala" entre SP e RIO começar a funcionar.

Uma coisa que me preocupou muito foi sobre a bagagem que poderia levar. E pra minha surpresa, ela é maior do que a de avião. No trem você pode levar até 3 malas de 23kg cada como bagagem dispachada e mais 2 de 10kg como de mão. Eu não pretendo ter tudo isso, mas achei legal poder transportar. E no trem também é possível levar skis e bicicletas, pagando uma pequena taxa. Achei ainda mais legal poder levar esse tipo de coisa.

O trem tem uma vantagem também no quesito economia. Além da passagem mais barata, ainda tem outro fator: a maioria das estações estão localizadas no centro das cidades, em conexão com o metrô. Já é alguma economia no taxi ou o shuttle. E tem mais uma vantagem: não precisar chegar horas antes do embarque, mas sim com meia hora de antecedência.

Claro que tudo depende do tipo de pessoa. Tem gente que vai ler isso e vai achar absurdo, e gente que ainda podem achar legal alguém fazer esse tipo de coisa, mas que não faria. Mas como informação nunca é demais e alguém pode ser louco e aventureiro como eu, vale a dica. Ainda mais com preços bem baixos para vôos para os EUA (e por que os vôos parao Canadá são tão caros?). E economia sempre é bem vinda, né?

Beijos pra vocês!


Sites:
Amtrak (trem dos EUA pro Canadá ou dentro do país mesmo)
Via Rail (trem dentro do Canada e pros EUA também)

PS: quem tiver dicar de NY ou Montreal e quiser me informar, agradeço!

08 maio, 2009

..:: Off-topic: Campanha da SOS Mata Atlântica ::..


Recebi esse da minha amiga Lírio, e realmente vale a pena!

É impressionante como a gente não tem noção de que um gesto tão simples e comum salva o meio ambiente... Se você está só de passagem pelo blog, divulgue isso para outras pessoas também! Vamos ajudar o mundo de alguma forma!








É com essa simples pergunta, que exige apenas um clique no “Sim” ou “Não”, que o site da nova campanha da SOS Mata Atlântica pretende contabilizar o número de internautas que fazem o número um debaixo do chuveiro e contribuem, assim, para o meio ambiente.

Os resultados, até agora, animam. 71% das pessoas que votaram já são “ecoconscientes” e fazem, sim, xixi no banho. Para os outros 29%, o site traz uma rápida animação que explica que, adotando a prática, economizamos uma descarga por dia e, consequentemente, 12 litros de água. Quer jeito mais fácil de diminuir o desperdício?

Nem os adeptos do “Ai, que nojo!” têm vez no portal. Na seção “Dúvidas Frequentes”, a SOS Mata Atlântica explica que 95% do nosso xixi é composto de água e os outros 5%, de substâncias como a uréia e o sal, que vão embora com a água corrente junto com a nossa sujeira. Afinal, num é esse o objetivo do banho?

O
site é cheio de interatividade. Vale a pena entrar, navegar e, claro, votar. Quem sabe não conseguimos trazer mais adeptos do “Sim” para o nosso lado através de um bom exemplo?

06 maio, 2009

..:: Evento: Estude nas Universidades do Québec ::..

Salut!

Gente, acabei de abrir meus e-mails e me deparei com este abaixo. Espero que possa interessar alguém.





CEC CONVIDA VOCÊ A VISITAR O EVENTO:
"ESTUDE NAS UNIVERSIDADES DO QUÉBEC"



Visite o evento e converse diretamente com os representantes das mais renomadas instituições de ensino superior do Québec. Saiba mais informações sobre cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós doutorado e também sobre o processo de imigração do Québec.

Acesse o website www.estudenoquebec.com.br e verifique a lista de expositores,
o cronograma das palestras e muito mais!

Esperamos você lá!

CEC TEAM




Os eventos serão apenas no sudeste (Rio, Sampa e BH), mas vale a pena dar uma olhadinha no site pra ter algumas informações.

Beijos,

D.

29 abril, 2009

..:: Ação de Graças no Canadá ::..

Olá amigos!

Estou aqui, nas minhas pesquisas sobre o Canadá, mas agora por outro motivo: a viagem de reconhecimento.

Provavelmente em outubro terei minhas merecidas férias e está quase certo de que eu vá passar esses dias em Montréal. E então vi que no dia 12 de outubro teremos feriado por lá: o feriado de Ação de Graças. Achei o artigo abaixo e achei bem interessante. Traduzi para o melhor entendimento dos francófonos que frequentam o blog... Aproveitem!
Depois escrevo mais sobre minhas pesquisas e vamos trocando figurinhas...
Abraços,
D.


O Dia de Ação de Graças pode ser confuso para novos canadenses e visitantes do país. A maioria dos países não tem um feriado parecido com este. Você pode se sentir perdido, mas é um feriado importante no Canadá, e se você fizer parte das festividades, você se sentirá muito mais em casa aqui.

Seu Primeiro dia de Ação de Graças Canadense será mais feliz se você souber de algumas coisas:

1. Acontece na segunda segunda-feira de outubro. Então é em uma data diferente a cada ano. Nos primeiros anos que eu vivi no Canadá, eu não me dava conta que era Ação de Graças até ver anúncios e perus. Cheque seu calendário e esteja preparado.

2. É um feriado nacional. Escolas e a maioria das empresas estarão fechadas. Algumas lojas, especialmente farmácias e supermercados ficam abertos. Mas os supermercados provavelmente não terão mais perus (veja #5).

3. Não é apenas para membros da igreja.
Ainda que o dia de Ação de Graças tenha começado para agradecer a Deus, foi começado pelo governo, e não por alguma religião. Não-cristãos e ateus também celebram a data.

4. A comida tradicianal é o peru assado.
O peru é geralmente recheado com pão e condimentos (você pode comprar o recheio). Batatas doce, molho de cramberry e torta de abóbora também são participante tradicionais da refeição.

5. Se você estiver encarregado de comprar o peru, você tem que o fazer pelo menos uma semana antes da Ação de Graças. Podet c ser muito difícil encontrar um peu, ou ainda partes do peru, dias asntes do Ação de Graças. E também, peru congelado pode demorar dias para descongelar.

6. Ação de Graças Canadense é diferente do Americano. É mais cedo, claro, mas isso não é tudo. Ação de Graças nos EUA foi celebrado pelos pelegrinos. Eles eram um grupo religioso que usava roupas especiais. Americanos veem muitas fotos deles próximos de seu Ação de Graças. O primeiro Ação de Graças canadense foi celebrado por Martin Frobisher, um explorador, e seu grupo. Nós não vemos muitas fotos deles.

7. Ninguem espera cartões ou presentes. Você pode ver cartões nas lojas, mas mandá-los não é um costume, como no natal.

8.É importante para as crianças. Se você tiver crianças na escola, eles ouvirão muito sobre Ação de Graças. Eles farão artes sobre a data e ouvirão sobre as comemorações de outras famílias. Eles provavelmente ficarão felizes em ajudá-los a se preparar para o feriado.

9. Canadenses esperam passar o dia com suas famílias. Pessoas podem visitar parentes fora da cidade. Qualquer um que trabalhe no Ação de Graças deve receber hora extra. Se você ficar com uma família canadense, eles provavelmente vão querer que você jante com eles, pelo menos.

10. O mais importante: é um dia para aproveitar. Tente não se sentir pressionado; o dia é para ser perfeito. è sobre estar agradecido pelas coisas boas na sua vida. E tem muitas coisas boas sobre a vida no Canadá.

Jane Wangersky é uma professora de ESL e autora do "Dia de Ação de Graças para Iniciantes". Para aprender a fazer um bom jantar, ainda que você não saiba por onde començar, visite
her site

Article Source: http://EzineArticles.com/?expert=Jane_Wangersky

13 abril, 2009

..:: Palestra do Québec em SP ::..

Gente, olá!

Postando aqui sobre o mail que recebi hoje, sobre palestras do Quebec em SP. Eu irei com certeza. Mais alguém vai? Poderíamos marcar um encontrão =D

Beijos,

D.

Bonjour!

As palestras Imigração Quebec no São Paulo já têm datas e locais definidos.

Dias 23 de abril de 2009.
COLÉGIO MARIA IMACULADA
Av. Bernardino de Campo, 79 - Paraíso
Horário: das 18h45 às 21h30.


Para participar, inscreva-se no dia de sua preferência
e somente uma vez, diretamente no site:
www.imigracao-quebec.ca

Por favor, não responda esse e-mail.
Leia abaixo mais informações sobre o Québec,
Terra de Oportunidades.

À bientôt!

Bureau d’Immigration du Québec
à Sao Paulo


Quebec, Terra de oportunidades

Situada na região nordeste da América do Norte, a Província de Quebec, parte francesa do Canadá, possui 7,5 milhões de habitantes. A província é famosa por sua qualidade de vida e por oferecer inúmeras vantagens aos imigrantes, em particular: oportunidades de emprego na sua área de formação, alta renda per capita, uma sociedade segura, programa de saúde gratuito e um sistema de educação moderno. Quebec é um local privilegiado para viver.

Através de um processo ágil e transparente, é possível imigrar para Quebec com um Visto de Residência Permanente que permite morar e trabalhar legalmente no país sendo que, após três anos de residência no Canadá, é possível solicitar a cidadania canadense.

O perfil buscado é brasileiro jovem (idealmente até 35 anos), com diploma (técnico, tecnólogo ou universitário), experiência profissional, disposto a aprender francês.

Quebec tem uma política de incentivo à imigração que visa suprir o carente mercado interno de mão-de-obra e assim garantir seu crescimento econômico. Nos próximos anos, mais de 250 mil novos postos de trabalho serão abertos, dos quais 70 mil em Montreal. Quebec tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Canadá e uma economia diversificada, destacando-se os setores de T.I., telecomunicações, biotecnologia, meio ambiente, serviços e recursos naturais.

A província busca imigrantes brasileiros que estejam interessados em crescer com o Quebec. Hoje, Quebec conta com cerca de 2.5 mil brasileiros, principalmente na região da Grande Montreal.

Não estamos oferecendo emprego. Os profissionais que imigram para Quebec têm a responsabilidade de encontrar seu próprio trabalho e para tanto, contam com o apoio do Governo de Quebec.

12 abril, 2009

..:: Happy Easter / Joyeuses Paques ::..

Atualizando so para desejar feliz pascoa a todos!
Comam muito chocolate para conter a ansiedade do processo!rs Tudo recomendacao medica! E nao se esquecam que a culpa engorda mais do que as calorias em si!rs
Beijos,
D.
(Desculpas pela falta de acento! E viva o teclado desconfigurado!rs)


07 abril, 2009

..:: Post Crossing ::..

Esse não tem nada a ver com imigração, mas achei bem legal. Pelo menos pra quem gosta!rs

Descobri o site PostCrossing.com, que nada mais é do que troca de cartões postais entre pessoas do mundo inteiro. Você coloca seus dados (coisa simples, como nome e endereço) e os idiomas nos quais você consegue se comunicar. E então o sistema sorteia uma pessoa pra qual você tem que mandar um postal. E assim vai indo!rs

Eu tirei uma pessoa da Finlândia pra mandar um postal.

O mais legal desssa história toda é que você consegue praticar os idiomas que conhece/estuda. O finlandês que tirei, por exemplo, fala francês e inglês.

Acho uma boa dica, ainda mais pra quem gosta de postais…

Beijos!

02 abril, 2009

..:: Deu a Louca no Processo? ::..

Salut, mes amis!

Em primeiro lugar, claro que o post de ontem foi mentira!rs Tive um surto daqueles das pessoas que querem aprontar e então aproveitei o Primeiro de Abril (ou April's Fool ou Poisson d'Avril, como queiram). Rosi, me desculpa pela brincadeira, não fica brava comigo!rs E obrigada a Ro e o Lufa, que nos convidaram a aprontar mais dessas em Montreal!rs (PS: Lufga e Mimi, parabéns pela década juntos!)


Bom, voltando ao assunto do post, essa é a pergunta que não quer calar: Deu a louca no processo? Depois da surpreendente redução de NOCs para o Processo Federal e da possibilidade da não fluência no francês para o Québec, agora mais novidade: CSQ sem entrevista e o direito de escolha.

Os dois casos eu vi nessa semana.

O primeiro foi o Roberto e a Mari, que tiveram a oportunidade de escolher entre fazer a entrevista e um teste de proficiência. Hoje li mais um blog, o da Família Negreiros, que dá inclusive informações mais detalhadas sobre o que é esse tal exame.


Depois foi o caso do Márcio, Simone e filhos. Eles foram selecionados diretamente pelo dossiê, sem passar por entrevista nem nada. O CSQ chegou e pronto!


Sei lá o que dá pra esperar desse processo! Acho que cada dia tá mais maluco...rs


Beijos.

D.

01 abril, 2009

..:: Desistimos! ::..

Pois é gente, desistimos de tudo.

Pesamos bem a crise, a atual situação do Brasil, o caminho que a política aqui está tomando, a crise aqui nada mais é que uma marolinha e depois que o Sarkozy falou que se identifica com Lula, chegamos a conclusão de que a gente tem que dar chance pra esse país no qual nascemos. Aos que continuam boa sorte! Quem sabe não vamos visitar vocês?


Bjus,

D.

31 março, 2009

..:: Palestra Viver e Trabalhar no Quebec ::..

Acabei de receber por e-mail!
Pra quem for de SP e estiver interessado, vai a dica...
Bjus!
VIVER E TRABALHAR NO QUEBEC
Um encontro para esclarecer todas as suas dúvidas

Como é o processo de imigração? Compreenda os processos e trace seu caminho.

Como é o cotidiano das pessoas no Quebec? Experiências sobre os costumes e a vida cotidiana e profissional, os serviços públicos de educação, saúde e lazer.

Como se integrar em um ambiente cultural diverso? Dicas de sucesso sobre um ambiente cultural novo e diferente.

A Professora Isabelle Décarie dividirá com os participantes suas visões e experiências de viver e trabalhar no Quebec e a nossa equipe apresentará os requisitos necessários para obter o visto de permanência.

Para quem? Interessados e participantes do Processo de Imigração para o Quebec.

Sobre a palestrante: Isabelle Décarie, franco-canadense, é doutora em estudos franceses pela Universidade de Montreal e especialista em estudos da língua e literatura francesa e inglesa dividirá suas experiências sobre costumes, vida cotidiana e profissional, os serviços públicos de educação, saúde e lazer.

Dias e horário: sexta-feira, 3 de abril, às 19h30
Duração: 2 horas
Local: IFESP, Av. Brig. Faria Lima, 1811 – Cj. 1007
Valor: gratuito.

Inscrições por telefone (11) 3031-3598 ou por e-mail:
contato@ifesp.com.br
Enviar nome completo e telefone.

Vagas limitadas.
INSTITUTO DE ESTUDOS FRANCESES E EUROPEUS DE SÃO PAULO
Av. Brig. Faria Lima, 1811 - 10° andar - Cj. 1007/08
Tel: (5511) 3031-3599 / 3031-3598

30 março, 2009

..:: Visão da ExpoBelta ::..

A ExpoBelta foi bem legal!

Fui com um amigo meu, e a diversidade realmente estava presente por lá. As oportunidades iam desde EUA e Austrália até países do Leste Europeu, como Estônia, Lituânia e Letônia.

Uma coisa que percebi esse ano foi que a maioria dos standes estavam voltados com suas atenções para os cursos de longa duração no exterior, em especial graduação e pós-graduação. Mas é claro que tinha também os procurados cursos de idiomas e trabalho no exterior. E fomos nós procurar sobre idiomas no exterior.

Particularmente, achei os cursos bem mais baratos do que o esperado. Cursos de 4 semanas em Montreal com hospedagem em residência estudantil a partir de 949 dólares canadenses, com a possibilidade de estudar francês ou inglês. Como vou ter apenas 3 semanas de férias, minha intenção é estudar por 2 semanas e aproveitar parte da terceira antes de voltar ao Brasil (já passei pela experiência de voltar ao fuso, e não é bom acostumar com horas a frente!).

Lírio e Coringa provavelmente irão comigo. A ideia é conhecer a cidade antes de efetivamente dar entrada no processo, para saber como funciona tudo por lá. Ainda mais com o processo andando consideravelmente rápido (li na lista do Yahoo um cara que recebeu a pré-convocação da entrevista em menos de 2 meses!). Então como nossas férias estão marcadas pra Setembro, acho que dá pra ir tranquilo!rs

O mais legal dessa feira são as informações que você consegue pegar. No estande do CEC, peguei várias e coloquei uma parte já no blog (sobre ensino e turismo). Vou tentando colocar tudo aos poucos, acho que alguma coisa vai ser útil pra alguém!rs

Por enquanto é só.

Beijos,

D.

24 março, 2009

..:: ExpoBelta ::..

Olá, gente!


Recebemos (eu e J) um mail do CEC falando de um evento que vai acontecer nessa semana, de Intercâmbio.

As contempladas serão a minha amada São Paulo e a mineiríssima BH. Olhem abaixo o mailing que veio:

(Clique para ampliar)

Acho que vale a pena dar uma olhada, quem estiver nessas cidades, ainda mais porque nesses eventos costumam ter universidades e escolas de vários países - inclusive do Canadá. Quem sabe não é uma boa oportunidade para saber onde estudar?

Abraços e beijos,

D.

20 março, 2009

..:: Earth Hour e Good Vibes... ::..

Ctrl C+ Ctrl V do Blog da Ju por uma boa causa…
(Depois que você tem uma amiga que trabalha com sustentabilidade, você começa a ficar mais atento e preocupado com essas causas ambientais - é a senhora mesmo, dona Lírio!!)


O Earth Hour começou na Austrália em 2007 e se espalhou pelo mundo, o evento cresceu e hoje conta com 1760 cidades espalhadas por 80 países. O Brasil esse ano participará com 22 cidades inscritas e tem inclusive um site em português: http://www.earthhour.org/news/br:pt-BR


O Canadá é o país com maior número de cidades escritas: 208. Para ver se sua cidade está participando clique aqui.

Mas o que é o evento? É uma manifestação planetária contra o aquecimento global e o descuido com a Terra. O ato é bem simples, no dia 28 de março às 8:30 (no seu fuso horário local), quem quiser protestar pelas barbaridades cometidas contra o planeta apaga as luzes de casa por uma hora. Não é para economizar energia, mas sim uma demonstração de consciência que vem aumentando aos poucos.

Ultimamente tenho passado meme pra tanta gente que até parece castigo, mas acho importante divulgar para o maior número de pessoas, quem quiser pegar o texto daqui dar um Ctrl + C Ctrl + V, para divulgar no seu blog fique a vontade, o importante é espalhar.
Bom, sobre as notícias, a mãe do nosso amigo Coringa sofreu uma cirurgia ontem. A boa nova é que ela está ótima, que a cirurgia correu muito bem e que provavelmente hoje ela terá alta! Continuamos na torcida e na oração para o pós operatório!
Quarta-feira saiu uma matéria muito legal sobre intercâmbio e a crise na Veja. Vale a pena dar uma lidinha, ainda mais pra quem planeja uma viagem de estudos ao Canadá. A reportagem pode ser lida aqui.
Por enquanto é só!
Estou aguardando os posts sobre a palestra de ontem em SP...
Beijos!

18 março, 2009

Why Immigrate to Canada?

Olá pessoal.. achei dois videos bem interessantes sobre "Pq imigrar para o Canadá? Pq trabalhar no Canadá?" Apesar da crise continua sendo um lugar de muitas oportunidades...












Vale a pena ver.. nada de novo.. mas para quem nao tá por dentro é uma boa ver os videos..

abraço,
Juliano

..:: Québec no G1 ::..

Salut, mes amis!


Hoje minha amiga Lírio me mandou um link bem interessante, que pode ser que interesse alguém que leia aqui, ou o conhecido de algum leitor desse blog.


O Link se refere às palestras de informação no portal G1, da Globo. E nele temos a seguinte reportagem:

Escritório de imigração realiza palestras para quem quer trabalhar no Canadá
Palestras serão realizadas em Brasília e Belo Horizonte.

Província de Québec prevê criação de 230 mil vagas nos próximos anos.

Do G1, em São Paulo

A província de Québec, no Canadá, prevê a criação de 230 mil novas vagas de emprego nos próximos anos. Os brasileiros interessados nas oportunidades poderão se inscrever para assistir a palestras gratuitas sobre o programa de imigração e características do Québec.

As palestras serão realizadas nos dias 23 e 24 em Brasília e no dia 26 em Belo Horizonte.

Os interessados devem se inscrever no site www.imigracao-quebec.ca. A palestra será ministrada pela diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo, Soraia Tandel.

A província, cujo idioma oficial é o francês e a maior cidade é Montreal, incentiva a imigração para suprir o carente mercado interno de mão-de-obra.

O perfil buscado é de jovens (preferencialmente até 35 anos), com formação de nível técnico, tecnólogo ou universitário, experiência profissional e conhecimento de francês.

Segundo Soraia, é possível imigrar para o Québec após a obtenção do visto de residência permanente canadense, que permite morar e trabalhar legalmente no país. Após três anos de residência, é possível solicitar a cidadania canadense.

Fonte: Portal G1



Acho bem legal, pra quem estive nessas duas cidades, dar um pulinho por lá! Amanhã tem uma em São Paulo, e já tá lotada. Na próxima, iremos eu, lírio, Curinga e talvez P. Vamos esperar pra ver!

Beijos pra vocês e obrigada pelos comentários!

17 março, 2009

..:: Cara Nova e o Meme! ::..

Olá, amigos!

Como puderam ver, nosso blog está de cara nova!
Cansamos daquele em tom de azul (que era lindo, apesar de J dizer que era gay), e acho que esse tem muito mais a ver com o momento que estamos vivendo agora: o do planejamento. Começamos a mexer os pauzinhos, já estamos começando a separar os documentos todos para já ter boa parte dessa fase já completa para quando formos finalmente dar entrada!

Enquanto não temos mais novidades, vamos ao mais novo joguinho do momento: o Meme!
Fomos pegos pelo casal Roberto e Mari, do Au Quebec um Nouveau Départ.

As regrinhas:
1. Linkar a pessoa que indicou;
2. Contar seis coisas aleatórias sobre você;
3. Indicar mais seis pessoas e colocar os links no final do post;
4. Deixar a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário pra ela;
5. Deixar um recado a quem o indicou, informando que postou.

Sobre mim, D.

1- Eu sou uma pessoa muito geniosa. Mas muito mesmo! Às vezes eu até queria ser mais boazinha e menos estouradas, mas dificilmente eu vou mudar isso algum dia na minha vida. Acho que é aquela coisa de "parte de você". Meu amigo que fala que sou igual pinga forte: ou você ama ou você odeia de primeira. Não tem meio termo. Acho que até prefiro assim.

2- Eu sempre quis trabalhar com moda. Sempre mesmo. Tenho paixão por estilistas, glamour, coisas fashion e Paris. Acompanho revistas de moda da Europa, e com isso acabo antecipando tendências aqui. Minhas amigas, pelo menos, sempre me falam isso!rs Moda é algo que, se eu tiver a oportunidade, eu jogo tudo pro alto se aparecer uma boa oportunidade nesse ramo. J'adore!

3- Basicamente, eu não tenho profissão. Antes era algo que me deprimia bastante, mas agora até faço piada. Sou tecnóloga em Turismo, bacharel em Hotelaria (ok, até ai faz sentido), pós graduada em Gestão Empresarial com ênfase em Finanças e trabalho hoje com Comércio Exterior. Basicamente não sei o que quero da vida!rs Vou ver se faço uma pós em Comex pra minha vida fazer algum sentido…rs

4- Sou viciada em coisas nerdes. Amo video-game, mangá, quadrinho, desenho animado, tudo! Quando fui morar na Disney, eu quase surtei! Eu morava com Mickey e meus melhores amigos eram Lilo, Tico, Pateta e Gepetto. Tenho mais de 300 mangas em casa, nõa sei quantos DVDs e anime e desenho, e sabe deus quantos jogos de videogame. Mas Singstar, Rockband e Guitar Hero estão no topo da minha lista, ainda mais agora com a guitarra que o P me deu.

5- Eu não sou uma mulher padrão. Eu amo futebol, a ponto de torcer que nem uma louca pelo meu time do coração e zoar o namorado quando o time dele perde, e ao ponto de ir ver esse mesmo namorado jogar e ser a técnica do time dele. Não troco meu tricolor nem pela Seleção Brasileira =D. Amo sinuca. E sou boa nisso! E odeio frescura. Não me incomodo com certas coisas que a maioria das mulheres se incomoda.

6- Tenho verdadeira doença por sapatos! Sério, eu não consigo nem contar quantos pares tenho em casa (preciso mesmo fazer esse senso!rs), mas sei que tenho desde galochas e unkle boots até rasteirinhas, scarpins e havaianas e Kroks. E dificilmente repito um sapato de um dia pro outro, é uma mania. Se uso um preto hj, amanhã uso de outra cor. Eu consigo superar tudo o que todo mundo sempre vai achar sobre sapato…rs

Quem eu indico?
Manu e Xande - Tout de Bien
Lá e Dá - Frozen Bossa Nova
Dani e Pedro - Être et Avoir
Luiz e Anna - Choque Térmico
Gilberto e Renato -Nós 2 em Québec
R e R - Lírio e Curinga
Por enquanto é só! Em breve mais novidades.
Beijos,
D.

15 março, 2009

.:: 2009 ::.

Olá pessoal!!!

Definitivamente o ano de 2009 começou muito bem para mim! Depois do ano novo fui para a África. Simplesmente foi incrivel! É um lugar sem duvidas exotico e belo. Quero voltar lá um dia.. para visitar outros países. ;)

Para aqueles que querem ver as fotos da minha viagem podem acessar aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7609359988416130760
http://www.facebook.com/people/Juliano-Medeiros/1160092084

Podem me adicionar ;) Até pq só quem é amigo consegue ver ehehehe

Sobre a imigração... D. e eu conversamos bastante semana passada a respeito ... vamos continuar se preparando e esse ano se tudo der certo já iremos começar a juntar a papelada. Sobre o nosso destino... estamos negociando!! Montreal talvez ... rs

Hoje estive na CVC e na STB vendo o próximo intercâmbio... preços etc... fui com o meu pai.. visto que ele quer que eu faça uma pós fora do país.. então estou vendo algo no Canada mesmo... de preferência.
Ainda esse ano quero tentar visitar Montreal... sentir o astral ... se der fazer algum curso lá ou fazer algum estágio.. queria ter uma experiencia de trabalho lá antes de imigrar...

Bom.. por hj é só.
Abraço,

J.

11 março, 2009

..:: Voltamos! ::..

Olá amigos e leitores do blog.

Pelo contrário de que muitos pensavam, não morremos! Demos uma leve sumida, mas já estamos de volta!

J. ficou na África do Sul por 2 meses, e voltou amando. Eu tive uma série de problemas pessoais por aqui no Brasil mesmo que me deixaram fora do ar de muitas coisas, mas agora tudo já se encaixou e a vida continua!

Este ano é um ano bem decisivo para nós, que estamos mais confusos do que nunca! À princípio estávamos certos sobre Montreal, depois pensamos em Gatineau e agora estamos pensando em um lugar anglófono. O francês está a cada instante mais difícil, mas o importante é não desistir. O problema é que ele assusta de vez em quando...rs

Seguindo nosso cronograma, J termina a facul neste semestre mesmo, e então daremos entrada no processo. O via Québec mesmo, já que o federal ficou impossível praticamente.

Vamos ver se essa crise logo passa pra gente ter mais certeza dos nossos planos e que as coisas fiquem menos complicadas!


Agora vou botar a leitura dos blogs em dia, e vou tentando atualizar isso aqui mais vezes!


Beijos,

D.

19 janeiro, 2009

South Africa

;) Só para dar sinal de vida... estou na africa do sul... volto pra casa em marco.. cheguei aqui depois do ano novo... ta muito legal aqui.. cape town etc sao incriveis!!


abracos!!

Juliano