Sem dúvida essa é a maior preocupação que temos como futuros imigrantes do Quebec.
Afinal, o francês não é um idioma tão propagado quanto o inglês ou o espanhol no nosso país, e encontrar bons cursos é muito difícil – principalmente com preços acessíveis, afinal, sempre teremos a Aliance Française, d’accor?
Fora a Aliança Francesa, encontrei em alguns blogs mais duas opções de escola: a Ecole Quebec, especializada para imigrantes, e a Voltaire Idiomas (mais indicação do Patrick e da Valeria), que tem o francês além de outros idiomas, e também o ensino de idiomas da USP. Eu, sinceramente, não sei o preços dessas escolas, mas o preço acaba levando até o custo/beneficio, que pode não ser alto pra quem mora em determinada região de São Paulo. Tenho por exemplo eu, que moro na zona leste de São Paulo, e ir ate a USP é inviável pra mim.
E então me perguntam: mas onde diabos você estuda?
Pois bem. Algumas ETEs da capital tem o ensino de idiomas com professores da USP e que têm preços acessíveis para a comunidade. Eu estudo na ETE Camargo Aranha, e é excelente! A minha professora é ótima, ensina várias coisas (afinal, aprender presente, passado e futuro simples em 3 meses não é pra amadores, né?), incluindo gírias e expressões idiomáticas. O que mais gosto de lá é que a professora quase não fala português em sala, só francês direto! Ahaha lembro do primeiro dia de aula, que ela chegou disparando em francês pra quem só entendeu o “bonjour” que ela falou. Bom é que estimula seu ouvido, você é obrigado a prestar atenção na aula. Claro que ela explica, se você não entender, em português, mas faz de tudo pra que você entenda em francês mesmo. E o melhor, o preço: 60 reais por mês, mais 2 livros (que custam 120 reais e valem para os 3 semestres do básico!). Sábado que vem teremos a resposta, pra ver se conseguimos o curso intensivo de férias, ai faremos o básico 2 em 1 mês (julho).
Claro que só indo as aulas não é o suficiente, tem que correr atrás de materiais de apoio, formas pra não esquecer. Eu ouço algumas musicas em francês, e to pegando livros em francês pra treinar leitura (inclusive em voz alta!), mas o mais difícil do francês, pelos menos pra mim, é escrever! Ai, visitando uns blogs, encontrei alguns links interessantes de estudos de francês, a maioria online. Um que me chamou muito a atenção foi o Reflets. Esse curso, passava na Tv Cultura, e foi disponibilizado online pelo site do MEC. A minha professora de francês trabalha com ele em algumas aulas, pra entendermos o que as pessoas falam e tudo mais. O legal é que dá pra imprimir o caderno de exercícios até a lição 8 (49 paginas), pra escrever e praticar é bom. Depois vou ver se consigo os DVDs com a minha professora, pra copiar e estudar em casa, que é melhor que ver no computador.
No blog da Elaine, encontrei um outro site, que também tem aulas online, mas tem um caderno de exercícios infinitamente maior que o outro! Estou passando tudo pro word (afinal, imprimir da pagina de Internet é horrível!) e formatando tudo, pra montar uma apostila que será minha nova companheira a caminho da faculdade e tudo mais! Os temas são bem variados, e se pratica de tudo um pouco, então ta excelente! E tem uns quadros explicativos, pra explicar como se usa tal pronome, pra que serve tal partícula...
Se alguém quiser, manda um e-mail (daniele46@hotmail.com) ou me deixa um comentário, que assim que eu terminar eu mando. Mas já aviso que vai ficar meio grande...rs
Sobre musicas, não sei se alguém gosta, mas achei um site com todas as musicas do Fantasma da Opera em diversos idiomas, entre eles o francês. Ruim é que não tem todas as letras, mas da pra praticar ouvido também. Ainda no campo musical, tem uma cantora que amo, a Alizée, e agora achei uma outra (a que dublou a Christine no Le Fantôme d’Opera.), chamada Cecília Cara. A musica mais famosa dela né um dueto com Ronan Keating (aquele, do Boyzone, que canta a musica de “Um lugar chamado Nothing Hill”), chamada “Je t’aime plus que tout”, cantada em inglês e francês. É linda a musica, amei!
Por enquanto, acho que é so!
O J. vem pra São Paulo assim que se confirmarem as datas das palestras aqui, o que espero que seja logo! Vamos assistir juntos, e ver se mais algum critério mudou, é interessante ver novamente, às vezes os palestrantes têm novas duvidas!
Bom, gente, obrigada por todas as visitas e comentários!!
Bjos.