24 dezembro, 2008

Feliz Natal e Feliz 2009!!

Oi pessoal!!! To passando aqui rapidamente para desejar um ótimo natal e um próspero 2009 para todos nós!!



[]s´

Juliano

02 dezembro, 2008

..:: Mudanças no Processo Federal ::..

Bom, o assunto da semana nas listas do Yahoo e nos blogs foram as mudanças no processo federal, pra quem deu entrada depois de fev/08, anunciadas esse dias.


Somente quem for de uma lista de profissões selecionadas continuarão o processo. Para os demais, o governo vai devolver o dinheiro na íntegra e o processo será cancelado. A lista de profissões (NOCs) podem ser conferidas aqui.


Minhã Opinião:



Bom, tirando o fato de ter me deixado surpresa e boquiaberta, o que mais me chamou a atenção é que a maioria dos NOCs é nível gerencial, e todos nós já temos a plena consciência que um imigrante muito dificilmente chegará no Canadá já como gerente, afinal você não tem a famosa experiência canadense. O que torna tudo ainda mais contraditório, se você for parar pra pensar.



Uma questão muito levantada é que muita gente vai estudar francês e tentar o Québec. Eu não sei se partilho da mesma teoria, porque muita gente tem medo do francês, e não sei se estaria disposta a aprender uma língua bem complicada (quem disse que é fácil? Espera chegar no intermediário e ver todas as variáveis de um verbo...) e ter que recomeçar tudo do zero. Mas com certeza é uma possibilidade pra quem tem certeza de que é o Canadá que quer. E não tenho dúvida alguma que isso vai refletir no processo via Québec...



Outra a coisa a ser considerada é que isso pode ser temporário. O volume de processos estava enorme, então pode ser que tenham feito isso pra dar uma triada e resolver o que tá pendente (já que o processo que era de 16 meses acabou indo pra 24) ao invés de receber cada dia mais! Dificilmente acho que um país tão escasso em mão de obra precisa de apenas 38 profissões, sendo algumas delas ainda regulamentadas (o que torna o processo mais demorado, afinal tem a "agradável" validação dos estudos e entrada na ordem). E também pelo fato de TI, um dos setores mais fortes no Canadá, mal aparecer na lista, sendo que eles estão desesperados por mão de obra nesse setor.



Quem viu que seu NOC não bate, eu acho que não deve desanimar. Ou espera a poeira baixar (eu ainda acho que é fase...) ou tenta algum provincial (não necessariamente o Québec), como do de Manitoba (que postei aqui). Ou se arrisca em colocar curriculums na net, e vai que alguma empresa te dá um job offer? O importante é não perder o foco nos seus objetivos, sejam eles quais forem.



Por enquanto é só, se cuidem!



Beijos e abraços pra quem quiser =D

19 novembro, 2008

..:: Bonne Chance! ::..

Fazendo tempo que não colocamos as novidades (talvez seja porque não temos muitas!rs), mas hoje estou aqui pra desejar boa sorte!

Para meu amigo Sandro, do Canadá Terra de Sonhos e do Vivendo nosso sonho. Ele chegou em Vancouver semana passada, e tá tentando botar a nova vida em ordem. Relaxa que vai dar tudo certo, e mil desculpas pela demora!rs
E para todos os que estão aguardando ou já fizeram a tão esperada entrevista pro CSQ! Esse documento é só a pontinha do iceberg, mas já é um imenso passo rumo às terras geladas.
Estamos tentando preparar tudo pra nossa viagem pra Buenos Aires, mas confesso pra vocês que estou (mais uma vez!) tendo uma dificuldade enorme com a mala. Não quero nem pensar quando eu me mudar de vez pro Canadá...
Beijos e Abraços,
D.

11 novembro, 2008

Un Amour de Sarau

^^ Salut!!! Comment ça marche?


Je voudrais inviter à aller de la fermeture de la Foire du Livre de Porto Alegre qui sera organisée par l'Alliance Française de Porto Alegre. Le pays a l'honneur cette année est la France!

Acho que estarei lá ;)

[]s
J

30 outubro, 2008

..:: Francês Não Mais Obrigatório? ::..

Esse foi O assunto da lista de discussão do Yahoo semana passada. Resolvi dar meus 10 centavos aqui também, e entrar no assunto polêmico.


Segundo a ministra Yoland James o Québec não vai mais obrigar que os futuros imigrantes saibam francês. É isso mesmo. Ao que eu entendi, o francês não vai ser mais um dos critérios determinantes na escolha de um candidato para o Québec (hoje ele entra naquela lista de 6 critérios para sua seleção). O que eles pretendem com isso? Tá bem evidente que atrair mais imigrantes para a província. O projeto deles é fazer com que o imigrante saiba francês antes de imigrar, através da francisação online, e assim fazer com que as pessoas procurem menos a francisação por lá (a fila de espera chega a meses em alguns lugares...).

O que eu acho sobre isso? Bom, se por um lado pode parecer que o Québec tá sendo burro ou perdendo suas origens abrindo a mão do idioma, por outro lado acho uma solução bem inteligente. Quantas pessoas a gente conhece que estão esperando horrores no processo federal, e que muitas vezes ou não tem um conhecimento maior do processo de Quebec ou tem medo do francês, por causa da entrevista? O francês não sendo mais uma obrigatoriedade, coloca menos pressão nas pessoas, e elas se tornarão mais maleáveis na hora de decidir sobre um processo. E como todo mundo sabe das "vantagens" que o processo quebecois (principalmente a rapidez, se comparado ao federal), as pessoas poderão se decidir pelo Québec. Agora, não adianta a pessoa achar que sem francês ela não sobrevive, porque não é assim. Dependendo da cidade para onde se vai, tudo é em francês. Na província como um todo, você convive com francês. Então pra ir pra lá e falar igual chinês na 25 de Março (os tlanta cinco da vida), é melhor você economizar seu tempo e dinheiro, e ficar por aqui mesmo. Agora, pra quem quer ir pro Canadá, acho uma ótima opção =D

O J. mesmo já ficou bem mais animado com a idéia, assim como P. Agora os dois, que ainda estão na faculdade, não tem mais a exigência de ter tantas horas até a entrevista, e poderão se dedicar melhor aos estudos - tanto de um como de outro. Enquanto isso eu vou estudando aqui, porque acho bem eu chegar preparada e não passar vergonha nem vontade (minhas experiências nos EUA e na Argentina me mostraram como é ótimo ser fluente!)

Agora minha principal dúvida é... Como será a entrevista pro CSQ? Vai continuar sendo em francês? Como eles vão avaliar o francês da pessoa? Ou outros quesitos vão contar mais, como profissão e adaptabilidade? A gente vai ter que aguardar pra ver...

Enquanto isso, dê você também a sua opinião! =)

Beijos,

D.

24 outubro, 2008

..:: Contagem Regressiva... ::..

Calma, calma, não é pro Canadá ainda (infelizmente).



Em novembro eu e J. vamos para Buenos Aires, na Argentina, com dois amigos nossos. É feriado em São Paulo, e como ele é mais paulista que gaúcho, vai aproveitar e ir com a gente (de Porto Alegre pra lá são 800km. Óbvio que ele vai direto!). Iremos ficar 3 dias por lá, aproveitando e fazendo festa. Bons tempos que o dólar turismo estava a R$1.70 (foi essa cotação mesmo que pegamos quando fechamos. Agora tá R$2.70) e que a gente podia pensar em viajar pra qualquer lugar do mundo, ainda mais com preços tentadores divididos em 10x sem juros. Agora os preços não estão nada tentadores e tudo cada vez mais instável, sem contar o "leve" problema do crédito.

Eu fico pensando até onde essa crise vai. Tudo tá cada dia pior, e as únicas pessoas que se beneficiam com tudo isso são cardiologistas e psiquiatras. Nós (eu e P.) temos um amigo que trabalha em corretora de ações e ele tá cada dia mais pilhado. Fica naquela instabilidade entre tranquilo e altamente estressado!

Voltando à minha cidade querida (eu amo Buenos Aires, acho o máximo aquele lugar!), a foto deste post é de Puerto Madero, acho que meu lugar preferido na cidade. Dificilmente acho que tem algo melhor a se fazer ali do que tomar uma bela pavlova na Freddo enquanto o sol se põe e você ver a vida ali passar. As pessoas saindo do trabalho, já pensando no que vão fazer depois (sim, as pessoas sempre saem pra curtir depois do trabalho! Isso é sensacional!), alguns atletas correndo por ali e você não fazendo nada. Acho que certas vezes na vida, a melhor coisa é não fazer nada =D Todo mundo precisa disso numa hora na vida.

Faltam exatamente 4 semanas pra eu ir, e 3 semanas e 6 dias pro J. (ele vai na quinta, encontrar outro amigo nosso lá). Mal podemos esperar, afinal desde abril não nos vemos, e eu morro de saudades desse exu que mora longe =(
Agora, o dólar podia ser nosso amigo e baixar um pouco, né?
Afinal, a Argentina é dolarizada - o dólar sobe, o peso sobe. Vou aproveitar e fazer minhas compras de natal por lá (os preços baixos em coisas ótimas - os eletrônicos são exceção). Afinal faltam exatos 2 meses pro natal! Medo de como o tempo tá passando rápido!

Beijos e Abraços,

D.

20 outubro, 2008

..:: Sequestro em Santo André ::..

Acho que o Brasil inteiro acompanhou este drama. E drama mesmo.

Essa menina dai do lado, pra quem não sabe, é a agora famosa Eloá, que foi feita refém por mais de 100 horas pelo ex-namorado. Um cara que ficou inconformado com o fim da relação de 3 anos dos dois, e que ainda era (ou é) perdidamente apaixonado por ela.


Foi um drama sem fim. Quatro pessoas rendidas dentro de um apartamento por uma pessoa que até então era alguém de confiança da família - o sequestrador era melhor amigo do irmão da ex-namorada.

Sexta-feira tudo terminou - drástica e terrivelmente. O garoto atirou na ex-namorada (na qual ele havia batido inúmeras vezes) e na amiga. Tentou resistir à prisão e apanhou dos policiais. Foi divulgado então que a Eloá tinha levado um tiro na cabeça, e ao chegar no hospital e passar por cirurgia, os médicos avaliaram suas chances de viver em 10%.

Eu vou dar minhas considerações sobre esse assunto:

- Primeiro e mais importante: a crítica ao trabalho da polícia. Gente, que coisa mais absurda! Por isso que esse país não vai pra frente. Quando temos pessoas competentes pra fazer algo, todos criticam e falam mais do que deveriam. A polícia foi criticada por não ter invadido, depois por ter deixado por muio tempo, depois por ter deixado a amiga voltar, depois por ter invadido. Ninguém decide nada, nem o que pensa. Realmente absurdo!

- A amiga ter voltado. Parabéns pra atitude dela! O cara pediu pra ela voltar, e assim soltaria a amiga, e assim ela o fez. Voltou, e isso foi uma das maiores provas de amizade que já vi na vida. Se foi arriscado, absurdo, loucura ou algo do gênero, não importa. Imagina como estaria essa menina agora, vendo a amiga morta. Se com ela lá já vai ser horrível quando ela souber, imagina se ela não tivesse voltado? Iria se culpar pelo resto de sua vida por não ter voltado.

- Eu, sinceramente, não acho que a polícia invadiu antes do disparo. Senão, teria invadido muito antes, não teria deixado cinco longos dias turbulentotos se passar, ainda mais com duas menores com armas apontadas na cabeça. Esse povo é treinado pra isso, se fosse para "arriscar" dessa forma, teria feito muito antes, e não esperar o cara ficar a cada segundo mais nervoso. O pior é ver outros departamentos da própria polícia, que não estavam no ambiente, quererem dar opinião. Não tem esse direito, é óbvio. E o que me deixou mais revoltada foi ver um ex-comandante chamar a ação da polícia desastrosa, quando ele mesmo estava naquela ação do ônibus 174, quando a professora que era refém de um BANDIDO (bom frisar, porque o cara que tava no ônibus não era um cara apaixonado pela professora. Não que isso seja desculpa, mas enfim…) terminou morta pelo tiro de um policial da até então dita tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro.

- A todo instante eu penso na família das pessoas envolvidas na situação. Imaginem a loucura que se passa na cabeça dos pais, por ter perdido a filha pelas mãos de alguém que consideravam muito. Imaginem a cabeça da família do rapaz, que não bebia, não fumava e era bom trabalhador, ao ver que ele se tornou um bandido. A mãe dele não sabe, até agora, como terminou o caso todo.E imaginem o desespero da família da amiga da Eloá, a Nayara. Primeiro ela é feita refém, depois ela volta e no final toma um tiro. Até agora eles devem agradecer a cada segundo pela filha não ter tido o mesmo fim da amiga.

Agora estão esperando a Nayara ter alta para explicar o que realmente aconteceu no apartamento, até a invasão. Mas acho que o abalo maior dessa menina vai ser o psicológico, quando ela souber que a melhor amiga morreu, e que ela não conseguiu ajudar. Que tudo que ela tentou fazer, já que ela mesma afirmou que era o ponto de equilíbrio na casa, foi em vão. Muita força pra essa menina, e que ela tenha amigos tão bons quanto ela foi para a sua amiga.

Pior que eu acho que essa história toda vai terminar de "qualquer forma". O advogado do cara vai alegar distúrbios psicológicos, e vai tentar a todo custo que o cara não vá pra um presídio, e sim pra um hospital psiquiátrico, ainda mais depois da reação que o cara vai ter depois que souber que a menina morreu. Ele vai ficar ainda mais perturbado, e não duvido nada que ele vai querer se matar. Minha vontade era a que ele cumprisse todos os anos de cadeia ao qual será condenado. Mas como sei que nesse país nada funciona, espero que ocorra o pior possível.

Eu sei que esse assunto não tem nada a ver com esse blog, mas eu precisava dizer a minha indignação e minha revolta ante algo tão terrível. A única imagem que me vem à cabeça é a da menina pedindo calma.

E pra completar, a última coisa que posso dizer aos que foram reféns dessa situação inteira é: FORÇA!


Bjos.

08 outubro, 2008

..:: Bolsas de Estudos no Canadá ::..

Mais um informativo....rs

Pra quem possa interessar, acho bem válido. Ou pra pelo menos divulgar pra quem possa ter.


Beijos pra vocês.




"Canadá oferece bolsas de pós-graduação

8/10/2008

Agência FAPESP – O governo do Canadá acaba de lançar o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação, destinado a atrair e reter estudantes de doutorado de todo o mundo que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde.

Segundo o governo canadense, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente a partir de junho de 2009. Quando totalmente operacional, o programa deverá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.

O processo de seleção se iniciará nas universidades canadenses, que nomearão os candidatos que desejam indicar para participar do processo seletivo.

O candidato será avaliado por resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento a pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).

O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) se encerrará em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC. Para as bolsas com recursos do SSHRC, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.

A descrição detalhada do programa e do processo de seleção estão disponíveis em www.vanier-cgs-bes.gc.ca"


Fonte: FAPESP

07 outubro, 2008

Cursos intensivos para o Québec - POA (RS)

Olá pessoal!! Para quem é de POA ;)
Finalmente as AFs estão lancando cursos intensivos para preparar a pessoa para vivier lá em Québec!!

Segue o panfleto com os dados:





Infelizmente esse ano não farei.. mas ano que vem se der com certeza farei!!

[]s
J

01 outubro, 2008

..:: The MBA Tour ::..

Recebi isso hoje.


Se interessar pra alguém, boa sorte =D


Beijos


Visite uma das mais importantes feiras de MBA do mundo e converse diretamente com representantes de renomadas universidades canadenses. Planeje seus estudos e seja um profissional qualificado e preparado para o mercado.


Data: 11 de outubro de 2008- sábado


Local: Hotel São Paulo Hilton Morumbi


Av. das Nações Unidas, 12901
04578-000 Brooklin Novo


Mais informações
clique aqui.

26 setembro, 2008

..:: Palestra de Imigração ::..

Bom, gente, como vão?

Como vocês podem ver, estou viva e bem depois da palestra de ontem! Aliás, vou primeiro ressaltar alguns pontos importantes/diferentes da outra entrevista. Já aviso que o post vai ficar enooooooooooooooorme.

- Em primeiro lugar o ânimo da Soraia Tandel. Não me lembro de tê-la visto tão extrovertida como na palestra de segunda, em que ela fez piadas e tudo mais.

- A Soraia também apresentou e Cláudia, do escritório, e disse que ela é a responsável por e-mails e tudo mais. Bem legal mostrar a todos quem é responsável por qual trabalho, e saber reconhecer.

- Montreal recebe 75% dos imigrantes. As áreas que mais precisam de pessoas são: aeroespacial, TI (acho que em todo Canadá =P) e telecomunicações.

- Sherbrooke está procurando por mais imigrantes. Ela focou muito Sherbrooke, praticamente pedindo pra que pensassem na idéia daquela cidade.

- Setores da economia em alta: TI (pra variar), telecomunicações, Pesquisa e Desenvolvimento, Meio Ambiente, Comércio Internacional, Finanças, Moda e Turismo.

- Québec: 4 pessoas por km². E a renda per capita é, em média, 25 mil CAD$.

- As temperaturas variam de -30 a 30 celsius no Québec, e neva de dezembro ao final de abril (claro que quanto mais norte, mais cedo a neve chega...).

- As pessoas trabalham mais no inverno, e praticar esportes de neve é uma forma de amenizar o inverno e se socializar com as pessoas. Então aprenda a patinar, esquiar e por ai vai...rs

- Crédito educativo (para universidade, pós, etc...): juros de 0 a 1% AO ANO.

- O Salário mínimo é de CAD$7,60/hora. Pagamento é quinzenal, e as férias são de 2 semanas, progressivas conforme seu tempo de casa. E a aposentadoria é por idade, entre 60 e 65 anos.

- Para prestar concurso público só precisa ser canadense/residente permanente. E não precisa pagar!

- Québec tem 13 feriados por ano. E lá, se o feriado cai no fim de semana, é transferido pra segunda-feira seguinte...

- A licença paternidade é de 6 semanas, a maternidade de 1 ano. Tudo remunerado. E quanto mais filhos você tem, menos imposto você paga...

- Para profissionais da área da saúde, não é possível trabalhar na sua área sem ser mebro do conselho (e da-lhe revalidação de diplomas!).

- Motivos pelos quais Québec quer imigrantes:
* Demografia
* Crescimento econômico
* Consolidação do francês
* Enriquecimento cultural.

- Em 2007 foram 44 mil imigrantes. Em 2008 serão 50 mil.

- Apoio governamental:
* Aulas Gratuitas até 1.000horas (média de 4 meses de espera em Montreal e 6 semanas em Sherbrooke).
* Ajuda a inserção no mercado de trabalho.
* Ajuda na busca de emprego (a ajuda é válida até você conseguir um emprego).

- Para manutenção do visto, é necessário estar no Canadá 2 anos sobre 5. E para pedir direito à cidadania, é preciso viver 3 anos no país.

- Imigrantes com filhos nascidos no Canadá, o bebê nasce canadense. Para que ele seja brasileiro, é preciso registrá-lo no Consulado Brasileiro em Montreal.

- Todo candidato selecionado pelo Québec é admitido pelo Governo Canadense, após verificação de antecedentes criminais (problema trabalhista sem problemas!) e de saúde.

Critérios de Seleção

- Universal (é o mesmo para todos os países do mundo).
- Baseado em pontos.
- Requerente principal: aquele que atende melhor aos seguintes critérios:

1. Nível de Escolaridade (válido somente para cursos concluídos).
2. Experiência Profissional (para requerente principal últimos 5 anos, para cônjuge últimos 6 meses. Estágio e Pesquisa são aceitos como experiência, trabalho voluntário não).
3. Idade (preferencialmente até 35 anos).
4. Conhecimento de idioma (francês é obrigatório, inglês conta mais pontos e os outros não valem nada. Detalhe importante é que o inglês só conta pontos para requerente principal, para cônjuge só o francês importa).
5. Contrato de autonomia financeira (o formulário deve ser assinado e enviado com a documentação. Não precisa comprovar nada. Valor mínimo pode ser conferido no site).
6. Adaptabilidade (conhecimento sobre Québec, sua área de trabalho, planos, metas, etc).

- Há uma carência maior para: biólogos, TI, engenharias, químico, serviço social, nutrição e biomédicos.

- O francês pode ser atestado por escola ou professor. Ele será avaliado pelo entrevistador.

Níveis de Francês

- Básico (0-4) -> Menos de 150 horas.
- Intermediário Inferior (5-6) -> 200 horas.
- Intermediário Superior (7-8) -> Mínimo 250 horas.
- Avançado (9-12) -> Mais de 300 horas.


Para Melhorar Mais (Segundo uma Ministra que não lembro o nome)

- Melhorar nível de francês antes da chegada.
- Melhorar conteúdo dos cursos quanto às necessidades específicas de cada profissão (isso ainda não existe no Brasil. Você não vê francês para médicos, e por ai vai).
- Melhorar o processo de integração trabalhando diretamente com empresas (o governo paga parte do salário do imigrante recém chegado, que é contratado).


ETAPAS

Pré-Seleção

1. Formulários preenchidos.
2. Documentos em anexos (ver lista no site. Cópias simples em português)
3. Pagamento de taxa de avaliação de dossiê (paga através de cartão de crédito internacional. Preencher formulário e enviar com os documentos).
- Req. Principal: CAD$390
- Cada Membro da Família: CAD$150

Entrevista

- 6 a 8 meses depois da abertura do processo.
- Serve para verificar documentos originais e conversar sobre projeto de vida.
- O resultado sai na hora (famoso CSQ).

Admissão

1. Solicitação junto ao consulado canadense.
2. Verificação de antecedentes criminais e de saúde.
3. Taxa de abertura do processo: CAD$550/pessoa.
4. Taxa de emissão do visto: CAD$495/pessoa.
- Tempo: de 6 a 10 meses.

Tempo total estimado de processo: 12 a 16 meses.

- O tempo de entrada: até um ano depois da data do exame médico.
IMPORTANTE: se perder a data de entrada, precisa recomeçar o processo inteiro.

- Requerente principal pode ir antes. Cônjuge não.
Bom, agora no que diz respeito à minha pessoa...rs
Meu pai aceitou absolutamente bem a idéia. Claro que ele ficou preocupado com certas coisas, e que achava que o ideal era que eu fosse com um emprego já lá (o que eu também concordo) e que eu tinha que pesar bastante que eu iria ter que me virar sozinha por lá (ahaha mal sabe que vou com P. e J.), mas que se é algo que eu quero, que eu devo sim ir. Que todo pai quer ver o filho feliz e bem sucedido em um país de primeiro mundo, e que eu devo me preparar para ir.
Em nenhum momento ele mencionou o P. ou o que farei com ele, mas eu acho que ele já tem uma vaga idéia. O mais engraçado foi que ri com meu pai mais de metade da palestra, porque os comentários dele são os melhores do mundo!
No final de tudo, o saldo é muito bom. Já tenho o apoio do meu pai, que pra mim é muito importante, e ele está me incentivando a me preparar cada dia mais. E estou relativamente mais tranquila em relãção à tudo isso. Agora o próximo passo é contar pro resto da família =D
Bom, por enquanto é só!
Espero que essas informações possam ajudar alguém.
Beijos e Abraços,
D.

24 setembro, 2008

..:: Atualizando... ::..

Eu sei que to devendo o post sobre a palestra (estou montando, está enoooooorme! Juro que vou tentar postar amanhã), mas estou postando aqui por alguns motivos:


- Obrigada aos mais de 4 mil visitantes que passaram pelo blog nesses meses! Alguns comentaram, outros somente leram e uns deram uma olhada, mas todos foram muito importantes para nós! Muito obrigada!


- Segundo, atendendo aos pedidos do J. (e para minha satisfação pessoal, claro!) dei umas alteradas no template do blog. Alterei as cores em volta da imagem e coloquei uma imagem com 4 cidades interessantes do Quebec. Para deixar mais visual o blog =D


- E terceiro, e acho que mais importante, quero deixar os meus parabéns para os simpaticíssimos Sara e Vitor, do Sara & Vitor Rumo Ao Canadá, pela união. Que vocês sejam extremamente felizes, e que tudo dê muito certo nessa nova empreitada da vida de vocês! São os nossos sinceros votos =D


Bom, por enquanto é só! Vou dormir porque amanhã é mais um dia de trabalho... =D


Beijos e abraços pra vocês,


D.

21 setembro, 2008

..:: Se Você Passar, Você Vai? ::..

Foi essa pergunta feita pelo meu pai ontem, enquanto ele me levava no francês – uma raridade. Acabei que tomei um passo importante na quinta-feira: chamei meu pai para ir na palestra do Québec comigo. Acho justo. Foi ele quem me disse sobre imigração, quando o Diniz disse que estava no processo. O resto (pesquisas, blog, contatos...) foi conseqüência .


Amanhã vamos lá, e depois conto como foi tudo. Estamos todos muito apreensivos, sei lá. Estamos começando a envolver a família, e isso é um passo absurdamente grande... Especialmente para mim e P., já que até então somos somente um casal de namorados sem grandes pretenções.

Bom, vou ter que esperar pra ver! Terça digo como tudo foi!


Beijos pra vocês, e torçam por mim!

15 setembro, 2008

..:: Mudança ::..

Estamos tentando mudar a cara do blog (embora isso esteja muito mais difícil do que pensávamos), por isso essa cara meio desorganizada. Estou adicionando mais recursos, mudando os blogs de quem já foi (aliás, como as coisas mudam em 1 ano e alguma coisa!rs), organizando por assunto... Em breve versão do blog 2.0 mais lindinha pra vocês!
Até lá, desculpas pelo transtorno!

Bom, saíram novas datas para as palestras de informação do Canadá! Serão 5 cidades "contempladas" nesta leva. Para conferir as cidades e se inscrever nas palestras, é só clicar aqui.

Enquanto isso, sem grandes novidades. Eu e P. decidimos tirar/renovar passaporte em janeiro. A demora aqui em São Paulo está absurda (meu chefe demorou quase 4 MESES para conseguir marcar a entrevista), mas perto no shopping Tatuapé a espera tá de cerca de 1 mês. A gente vai ver tudo no final de dezembro, pra no começo de fevereiro estarmos com nossos filhotes!rs

Acabamos que não fomos na EduCanadá, ma o J. vai. Esperemos as novidades dele!

Beijos pra todos,

D.

14 setembro, 2008

Marie-Mai - Qui prendra ma place

;) mais uma da Marie-mai!! j´adoooore! XD






abraço,
J

05 setembro, 2008

..:: EduCanadá 2008 ::..

Essa é a maior feira sobre Canadá no Brasil, que tem o apoio do governo canadense.

Na edição de 2008, a feira vai estar presente em quatro capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre). Serão feitas palestras sobres diversos temas (desde estudo/trabalho a câmbio!), e além disso diversas instituições de todo o Canadá estarão com seus representantes lá (desde escola de idiomas à pós-graduação e MBA).

O governo do Québec é um dos patrocinadores do evento, então, creio eu, que devemos ter um estande do governo quebecois lá. Acho que vai valer a pena.

Em São Paulo vai acontecer no próximo final de semana, e eu pretendo dar uma passada por lá. A programação completa pode ser obtida no site oficial do evento.

Eu só acho uma pena outros estados, em especial o nordeste, não ter a possibilidade de receber de um evento dessa importância.

Beijos pra todos!

09 agosto, 2008

Pour réfléchir sur le voyage à Montréal

Seule à Montréal - Marie-Mai




Allo maman,
Comment vas-tu ?
Fait-il soleil à Moonbeam dans le coeur de tes enfants
Dis-moi maman.
As-tu le temps,
Penses-tu à moi qui t'ai quitté pour suivre seule mon chemin.

Tu sais ce n'est pas facile.
Je suis seule à Montréal,
Et si loin de ma famille
Que ca m'fait parfois un peu mal.

Raconte un peu.
As-tu revu quelques-uns de mes amis?
Sont-ils encore sur la rue ?
Tu sais le gars que j'ai laissé.
Ne lui dis surtout pas qu'il m'a fallu un jour le remplacer.

Tu sais ce n'est pas facile.
Je suis seule à Montréal,
Et si loin de mes amis
Que ca m'fais parfois un peu mal.

Si j'avais un peu d'argent, je t'emmènerais en vacances.
Mais la musique c'est pas payant,
Et je n'ai pas tellement de chance.
Je m'accroche à mon idéal
Seule à mtl.

Voilà maman,
Ça va maintenant.
Je me sentais un peu seule,
J'avais besoin de parler.

Si tu m'entends de ton coté,
Je voudrais te dire encore combien je suis fière de t'aimer.

Maintenant c'est moins difficile
D'etre seule à Montréal.
Être loin de ma famille
Me fais maintenant un peu moins mal.

Je m'approche de mon idéal,
Seule à Montréal.


Até qualquer dia,

J

08 agosto, 2008

..:: Mudança ::..

Calma, não é nada com a gente! Não estamos de mudança (pelo menos não por enquanto, mas isso é assunto pra outro post), más é que, lendo a Viagem e Turismo, não consegui não registrar aqui um dos marcos pra quem fez o processo.

Quem nunca leu um blog, e viu o pessoal falando que queria ou indicava um hotel perto do local da entrevista, ou então ainda falando que chegava não sei quanto tempo antes da entrevista e aguardava no lobby do hotel? Todo mundo se lembra do Crowne Plaza, esse da foto ao lado.

O que pouca gente ficou sabendo é que este hotel, por incrível que pareça, fechou. Isso mesmo, fechou as portas, mesmo com um bom faturamento e uma ótima localização. Ninguém sabe ao certo o motivo, mas o que se sabe é que ele vai virar um prédio público. Maiores detalhes podem ser conferidos aqui, na reportagem completa.

Deve dar um saudosismo em quem passou pela ansidade naquele lugar saber que o último lugar antes da CSQ fechou. Mas fica a lembrança de quem passou por lá!

Beijos.

05 agosto, 2008

..:: Não Sumimos!! ::..

Ou melhor, sumimos mas não morremos!rs

Nesses últimos tempos a vida realmente tava corrida. É trabalho, é TCC, são milhões de problemas ao mesmo tempo... Enfim! Vamos tentar voltar à dar notícias - apesar de não termos muitas novidades para o processo em si.

Em julho terminei o Básico do francês! Fiquei muito feliz, lá se vão minhas 150 horas necessárias. Mas é claro que não vou parar ai, e sábado agora já começa meu Intermediário 1. Meu professor é excelente, aprendi muito nesses últimos 6 meses que no primeiro 1 ano inteiro... A minha turma também é bem boa (com exceção de alguns, bien sûr!), e tanto que se temos continuidade neste nível foi porque todos quiseram continuar a estudar francês (aquela velha história de formar classe com um número x de alunos...).

Os nossos planos, pelo menos por enquanto, não mudaram praticamente nada.
Acho que, pelo menos por enquanto, resolvemos não ficar na neura Canadá. Estamos tentando resolver a vida toda aqui, pra depois pensar em tudo lá. Se a gente começa a viver lá antes mesmo de sair do Brasil, a dor de cabeça é sem tamanho... Então estamos aproveitando a vida aqui. O P. está concentrado no final de seu TCC (as aulas começaram ontem...), e agora que eu acabei o meu, consigo ter mais folga! Ai vou me afundar no francês (que deixei meio de lado por causa da pós), e o J. começa o TCC dele agora também. MEDA!

Em novembro, vou para Buenos Aires com dois amigos, nas minhas "férias" (leia-se feriado pronlongado. Férias agora só a partir de maio do ano que vem...). O J. vai nos encontrar lá, o P. não vai conseguir ir. Momentos finais do tão temido! Então prefiro deixá-lo tranquilo do que ficar torrando a paciência dele...rs

Adicionei uns links ali do lado, de alguns sites interessantes. Aliás, outra coisa interessante também, pra quem quer praticar e não quer gastar muito dinheiro, é ir em Sebos! Você acha coisas excelentes por preços muito modestos. Pra vocês terem uma idéia, achei um Bescherelle Conjugaison, inteirinho e de capa dura, por modestos 10 reais. Isso mesmo, DEZ reais por um livro que custa muito mais na livraria. Outra dica é o 4 Shared. Joga o nome de algum livro que você queira lá, e provavelmente você vai achar. Eu baixei a Grammaire Progressive du Français, niveau débutant, inteirinho de lá. E o mais legal é que tem até o volume corrigido.

Bom, por enquanto é isso. Vou tentar postar mais aqui, mesmo que sejam coisas meio "inúteis"

Beijos e abraços pra quem ainda nos acompanha!

11 julho, 2008

Apenas para constar ...

Salut mes amis!! Comment ça va ?

Noticias boas, pelo menos para mim, como esse blog ta mais para um blog pessoal do que outra coisa... vou comentar...

Já superei a quantia mínima exigida para imigrar para o Quebec. Agora tudo que vou juntando será lucro ;) isso me tranqüilizou um bocado.
Outra boa notícia é que no primeiro semestre de 2009 me formo =D ... estou fazendo meu TC.. e ele vai ser patrocinado pela HP !! Vou dar um jeito de tirar proveito disso de alguma forma!! estou muito feliz..

Mudei de curso de francês.. no inicio desse ano comecei a estudar na Aliança Francesa.. tá sendo bem legal... Ia fazer um intensivo agora de inverno mas não vai rolar.. problemas com horários.. Vou tentar fazer em fevereiro ou quando der..

Estou aproveitando o máximo do meu tempo para me qualificar para ir com um bom curriculo para o canadá.. É uma pena que não vai dar tempo para fazer uma pós.. farei por lá mesmo ...

Vou começar a ver as faculdades ano que vem ... tenho professores da minha faculdade que fizeram doutorado lá.. e então será fácil decidir.

Ano que vem vai ser um ano mais do que especial.. vai ser o ano que vou me livrar da chatice da faculdade e fazer intercâmbios e mais cursos!

Enfim, to sumido e vou continuar assim.. até porque tem gente agourando! Isso é lamentável e desprezível! Bem do tipo de gentinha fracassada! Mas nada vai me impedir de alcançar os meus objetivos. Até porque tudo está se encaminhando de forma bem sucedida.

Recado para quem agoura e não acredita que chegaremos lá:
SE FODAM!

Je t´embrasse,
J

26 junho, 2008

..:: Joyeux Anniversaire, J.! ::..

Hoje é aniversário desse nosso amigo tão querido! Alguém que infelizmente mora bem longe, mas que está sempre presente em nossas vidas, seja por e-mails, fotos ou até mesmo mensagens de celular (inclusive às 8 da manhã de um sábado ou 11 da noite de uma terça). Alguém sempre preocupado e feliz, e que é meu companheiro de junkie food e de falar besteira.
É realmente uma pena que não podemos estar neste dia juntos, para celebrar e beber umas tequilas, J. Ou quem sabe umas caipirinhas de sakê! Mas neste dia (e em todos os outros da sua vida!), desejo tudo de bom e tudo que você deseje! Que você alcance seus sonhos, termine logo sua faculdade, que vá para o Québec e que faça academia na Europa!
Amo você, seu traste XD
Beijos mais que especiais,

D.

19 junho, 2008

..:: Il Fait Froid! ::..

E ai, gente? Quais as novas?

Não resisti por muito tempo e vim falar sobre uma coisa que é assunto na mídia nesses últimos dias: o frio! Claro que qualquer pessoa que esteja no Canadá vai falar que é brincadeira a gente estar falando de frio brasileiro, mas eu acho que o tempo realmente ficou maluco! Ou é o aquecimento global mesmo...

Essa semana o frio doeu aqui! Fui pra faculdade na segunda, e juro que pensei que ia congelar. Eu já fui pro inverno nos EUA (ainda que na Flórida), e poucas vezes me lembrei de ter passado o frio que fez nessa semana. Pra vocês terem uma idéia, eu mal conseguia mexer minhas mãos para terminar de digitar meu TCC (ou monografia, como queiram!), e isso só foi melhorar quando um amigo do meu grupo foi buscar um cappuccino para esquentar minhas mãos!rs. Também, quem aguenta, tranquilamente e num ambienta nada climatizado, a temperatura de 5 graus?

Ai não tem jeito, a gente remete o frio ao Canadá! O J. que é do RS disse que a gente aqui de SP não sabe o que é frio e bla bla bla, mas o frio tá pegando aqui também! Tomar banho só com aquecedor ligado, e pra dormir no mínimo um coberto e um edredom. Lembrei de como era nos EUA, que eu ligava o aquecedor do apê inteiro, e dormia só com uma coberta fina, e era o suficiente. É aquela coisa de estar preparada para o frio. Lá eles estão preparados pro frio. Eu lembro que meu gerente sempre vinha e me dava um warmer (detalhes aqui) quando o tempo virava, porque o dia que ele sentiu minha mão gelada ele nunca mais esqueceu!rs

Agora eu vejo como sinto falta dos warmers aqui. Como é bom você passar frio na rua, mas saber que você vai chegar em casa e vai tá tudo quentinho. Masss enquanto a gente não tem toda essa preparação, a gente se aguenta como pode... E haja luva, casaco e cachecol!

Beijos,


D.

06 junho, 2008

..:: Apartamentos... ::..

Olá, como estão?
A correria estava intensa aqui, porque eu estava organizando um evento que a empresa que trabalho participou (a Food Ingredients), então foi uma semana bem paulera! Terminou ontem tudo, eu dormi menos de 4 horas todas as noites mas fiquei bem feliz. Aprendi muita coisa legal, e fiz muitos contatos com pessoal de outras unidades de outros países. Pena não ter ido ninguém do Canadá =(

Enfim!
Hoje estava falando com J. sobre apartamentos. Começamos a buscar alguns na Internet, pra ter uma idéia de como são… Dá pra saber pelo blog de outras pessoas, mas a gente queria ter idéia de preço, tamanho e tudo mais…
Acho que vamos alugar um studio (que cabem 3 pessoas) por um mês e depois achar um apartamento mesmo. È complicado a gente chegar e ficar em hotel ou alugar um apartamento do Brasil. Mas não temos certeza ainda.

Queria saber mais sobre os bairros, as informações que encontramos não são muito explicativas, então fica aquela dúvida… Se alguém puder passar algum site sobre bairros ou aluguel de apartamentos, pode passar que ficaremos bem felizes!

Beijos e abraços,
D.

13 maio, 2008

..:: Coisas Que Sentirei Falta... ::..

Esse processo todo de imigração transforma qualquer pessoa num grande filósofo.A gente começa a escrever palavras bonitas sem se dar conta, e começa a dar valor à coisas que antes a gente sequer se importava. E isso independe em qual fase do processo você está; a cada passo dado, mais aumente esse tipo de sentimento.

Domingo dia das mães. Independente da data comemorativa, eu gosto pela reunião das pessoas. Eu adoro meus primos, e na minha família (e na do P também) todo mundo ama um baralho. Logo, isso rende algumas horas de jogo. Domingo foi assim, pra variar. Falando besteira e jogando Mau-Mau.

Agora essa semana o que mais me pesou que sentirei falta é... Futebol. É difícil ver uma mulher falando isso, eu sei, mas eu amo meu time de paixão! Mais que a seleção brasileira. Quarta meu tricolor ganhou na Libertadores, que é, de longe, meu campeonato favorito. Sempre que dá eu vou aos jogos, e na final de 2005 eu estava no estádio. Na de 2006 não fui pra Porto Alegre porque não consegui ingresso. Disso eu vou sentir muita saudade. De ir no Morumbi lotado, cantar o hino e gritar gol. Não importa se sol, chuva, neblina, garoa...

Sei que no Canadá a paixão é outra: hockey. Mas a minha pelo futebol vai ser difícil de deixar pra trás, viu...? Nos EUA, quando morei lá, minha alegria era ver basquete da NBA, mas ainda não é a mesma coisa.

O P. também é louco pelo time dele, que não é tão bom como o meu (ahahaha os meninos da minha turma de francês falam que é maldade para um corinthiano ter uma namorada São Paulina), mas a paixão é a mesma. Diz ele que vai por uma bandeira do Corinthians na nossa casa no Québec, o que já foi previamente podado pela minha pessoa. Ainda mais depois de o J., que é gaúcho, ter comprado a camisa do tricolor e ter se simpatizado com meu time. Ahahaha maioria ganha, e assim vai a democracia...

E vocês, qual a paixão que não vão conseguir levar daqui pra lá?
(Não valem e comida, porque todo mundo sempre fala isso...)

Salut pra todos =D

D.

05 maio, 2008

..:: 4 Anos e Pensamentos... ::..

Como é do conhecimento de alguns, eu e P fizemos 4 anos de namoro no dia 1. Ele passou o feriado aqui, já que além dessa data importante ainda tínhamos o aniversário da minha melhor amiga e a formatura do nosso cumpadi Curinga.

Assistimos Homem de Ferro na quarta, e quem não assistiu ainda, eu recomendo muito!
Na quinta fomos na casa da nossa amiga, no aniversário dela, e então o primeiro pensamento do Canadá: frio! Ela mora num condomínio montanhoso em Mogi das Cruzes e, adicionado ao frio, o vento e a garoa derrubavam ainda mais a temperatura. O Dudu tava morrendo de frio, ai soltei: "Você já morou a 50 graus abaixo de zero, agora fic com frescura?". Ai ele disse que desacostumou. Foi o estupim pra relacionar o frio gélido com Canadá. (Nota: ele morou em Winnipeg por 9 meses, e os tios dele moram).
A partir dai tudo foi motivo pra Canadá. Na formatura, falando sobre casamento da Lirio e do Curinga, lá vem Canadá. Chegando em casa, naquele frio (e eu de vestido curtíssimo!), lá vem Canadá. Tudo virou Canadá!

Cheguei à conclusãio que ir pro Canadá é uma lavagem cerebral.
Pode reparar. A gente só pensa em lá e como tudo será lá. Quando a gente se pega na Internet, tá pesquisando sobre lugares, lendo blogs, caçando aulas de idiomas... E sem a gente perceber já invadiu os primeiros pensamentos do dia.
Post sem nexo, mas achei necessário falar isso.
Acho que todo mundo se reconhece nisso...
Beijos pra todos!
E pro meu amor que me faz cada dia mais feliz!
(E sim, você continuará sendo um agregador de pontos).

30 abril, 2008

..: Exames de Proficiência em Inglês :..

Olá pessoal!!
Hoje resolvi trazer algumas informações sobre os principais Exames de Proficiência em Inglês que são um grande diferencial para aqueles que têm interesse em imigrar para algum país ou conseguir algum emprego que exija algum conhecimento deste idioma.

A pesquisa abaixo estará focada nos seguinte exames: TOEFL, TOEIC, IELTS e CPE.

Significado das siglas:

TOEIC: Test of English for International Communication (exame norte-americanos)
TOEFL: Test of English as a Foreign Language (exame norte-americanos)
IELTS: International English Language Testing System (exame britânico)
CPE: Cambridge Proficiency in English (exame britânico)


TOEFL VS TOEIC

O TOEFL tem como objetivo avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos;

O TOEIC se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.


IELTS VS CPE


O IELTS é uma certificação internacional, reconhecida mundialmente como a maneira mais eficiente de comprovar os conhecimentos em língua inglesa.

O CPE é o mais avançado de um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês. Embora o CPE também sirva para comprovar proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, procurado muito na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho.

Âmbito Internacional

  1. O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento, enquanto que o CPE é oferecido apenas duas vezes por ano;
  2. O IELTS é oferecido em 105 países, também todos os meses, dependendo da cidade;
  3. Aproximadamente 800 mil pessoas fazem o TOEFL a cada ano e mais de 4.400 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL de estudantes internacionais;
  4. 46,000 pessoas fizeram o IELTS em 1996;
  5. Em relação ao TOEFL, um número significativamente menor de pessoas fazem o CPE;
  6. O CPE, assim como o IELTS, é requisito para admissão a universidades britânicas, embora algumas delas também aceitem o TOEFL.
  7. Todos, portanto, têm orientação acadêmica, sendo que no IELTS o aluno pode optar por um exame com orientação geral, isto é, não com vistas a estudos acadêmicos.

Organização os Exames

  1. O TOEIC é composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito nos mesmos institutos biculturais que aplicam o TOEFL como também em muitos dos cursos de inglês espalhados pelo Brasil;
  2. O IELTS é composto de 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking, e tem uma duração aproximada de 3 horas e é ministrado no Brasil pelas unidades do British Council e pelas escolas Cultura Inglesa;
  3. O CPE é composto de 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. Listening tem 12% de peso e as outras secções 22%. Duração: 5 a 6 horas. É ministrado no Brasil pela Cultura Inglesa;
  4. O TOEFL, o TOEIC e o IELTS predeterminam um prazo de validade de 2 anos. Embora o CPE e o ECPE não especifiquem um prazo de validade, é sabido que habilidades com línguas estrangeiras podem se alterar com o tempo.

Fonte: S&K

Bom .. espero que tenha sido útil ;)

Abraço,

J

28 abril, 2008

..: África do Sul :..

Olá!! Só queria compartilhar uma grande novidade!! Por sinal me deixou muito feliz!!

Seguinte, irei para Cape Town na África do Sul fazer um intercâmbio de 3 semanas =D

Lá irei estudar inglês.. reforçar o meu pós-avançado... Quando voltar eu irei fazer os exames de proficiência que eu tanto quero!Estou estudando desde o fim do ano passado !! Essa será a minha primeira viagem internacional e espero que muitas outras ocorram!!! A próxima provavelmente será para ir para o Canadá junto com a D, P, L e C. (que sopa de letrinhas isso XD).

Irei estudar na LAL Cape Town (do grupo http://www.lalgroup.com/)
Agradeço meus chefes por me autorizarem a ir !!! XD apesar de eles nao terem acesso a esse blog.. mas um dia quem sabe irão ler XD

Abraço,
J.

23 abril, 2008

..: Qual melhor jeito de guardar dinheiro,sem cair na tentação de gastar? :..

Salut mes amis!! Comment ça va ?

Ultimamente tenho pensado muito em grana... Como fazer para guardar? Como resistir as tentações? Como fazer render o que já está guardado?

Atualmente mantenho uma poupança no Banco real destinada a minha imigração para o Canadá. Mas poupança rende pouco, apesar da quantia considerável que tenho lá, então andei pesquisando e conversando com alguns amigos e eles me indicaram o seguinte clube de investimento:

http://www.gerafuturo.com.br/

Conheço pessoas que estão conseguindo ter o seu dinheiro investido render ... e muito mais rapidamente que uma poupança. No entanto é um investimento de risco... assim como vc está ganhando pode ser que perca... mas nada impede de você sacar posteriormente o lucro.
Enfim.. é uma alternativa que estou pensando em entrar no segundo semestre deste ano...
Como vocês puderam ver no post anterior da "D", existem muitas despesas com o processo de imigração e depois quando chegarmos no canadá... e ir com o dinheiro contado é pedir para ter dor de cabeça.

Achei na internet um texto bem interessante que resolvi compartilhar:


8 maneiras para render o seu dinheiro

1. Determine a quantia que vai economizar por mês, por exemplo, 10% de tudo que ganhar no mês.

2. Faça anotações mensais do que foi depositado, do rendimento e o total. Se vc usa excel, faça uma planilhazinha. O gmail tem uma planilha muito prática porque fica salva no seu e-mail.

3. Quando for ao shopping e sentir tentado em comprar alguma coisa, pergunte a si mesmo: eu preciso disto? Se a resposta for sim, deixa para comprar no dia seguinte. Tenho certeza que desistirá no caminho de volta para casa.

4. Tenha um objetivo, não junte dinheiro por juntar, p. ex., junte para conseguir sua independência financeira, para comprar uma casa etc.

5. Se pretende guardar mais que 10% do que ganha, pense em abrir mão de algumas coisas que come poupança como carro, por exemplo.

6. Anote tudo que gastar durante o dia, isso fará com que tenha controle total do seu orçamento. Anote tudo, inclusive o cafezinho, a cervejinha do final de semana, fazendo isso com o tempo saberá onde cortar se quiser guardar mais um pouco.

7. Se por acaso, realmente precisar fazer algum saque em sua poupança, anote quanto foi retirado e depois devolva para poupança/investimento com juros e correção monetária. É como se fosse um banco administrado por vc mesmo, olha só já está virando um pequeno banqueiro de um cliente só (por enquanto).

8. Vejo que gosta de economizar, neste caso recomendo que leia sobre o assunto para aprender sobre as diversas formas de aplicação de acordo com o perfil de cada pessoa, p. ex., conservador: poupança, renda fixa; agressivo: fundo de investimentos, bolsa de valores etc. Recomendo a princípio o livro “Pai rico Pai pobre” de Robert T. Kiyosaki.


Espero ter ajudado.
Abraço,
"J"

..:: Quanto Custa o Processo? ::..

Pois é, depois que a gente começa a estudar/conviver com finanças, a gente começa a ficar chato pra certas coisas. A principal delas (óbvio!) é o dinheiro.


O processo, além demorado, é relativamente caro. Tem que ter realmente um planejamento de tempo e, principalmente, dinheiro. Tudo bem que o custo do processo é pago por etapas e que o Québec pede uma quantidade relativamente baixa de dinheiro, mas eu sou a favor que é sempre melhor ter um pouco de reserva. E com esses pensamentos (e por que não dizer preocupações), lá vamos nós ao que todos os financistas gostam: planilhas. Pois é, minha gente, às vezes o Excel realmente é seu melhor amigo.

Pra ter uma idéia então de quanto vamos gastar, resolvi montar algumas planilhas (porque vamos ter outros custos além do processo, já que não somos casados ainda), mas a mais importante realmente é a do processo. E pra isso listei alguns itens:


- Taxa do Processo Quebec
- Passaportes
- Envio para São Paulo
- Dinheiro (exijido pelo Québec)
- Taxa do Processo Federal
- Consulta Medica
- Exames
- Envio Trinidad e Tobago
- Visto Americano
- Seguro Saude (90 dias)
- Visto de Res. Canadense
- Antecedentes
- Gastos Extras (xerox, fotos, etc...)
- Passagens
- Excesso de Bagagem (ahahaha eu com certeza vou pagar esse...)
- Dinheiro Extra (quantidade de back-up pra alguma eventualidade...)

Bom, dá pra ver que são alguns gastos consideráveis e que devem ser levado em consideração, né? Coloquei um valor médio/estipulado para cada item, para saber quanto, aproximadamente iremos gastar. Quando a gente der realmente entrada no processo, vou fazer um timeline pra cada gasto em si.

Se alguém tiver mais alguma sugestão do que colocar nessa lista, e que seja importante, me deixe um coment! Ajuda e informação sempre são bem vindas!

Beijos à todos.

15 abril, 2008

..:: Québec Não é Shangri-la! ::..

Calma, calma! Eu não fiquei maluca. É que a Soraia Tandel usou essa frase ontem na palestra, e achei digno colocá-la aqui. Imigrar realmente é pra quem quer, não pra quem acha que tudo é festa.

Eu e Lírio fomos ontem na palestra e elaboramos o texto a seguir, sobre coisas que a Soraia falou ontem na Palestra na Aliança Francesa. Cabe ressaltar que essas foram as informações passadas por ela, e que em caso de dúvidas deve ser procuradas fontes oficiais. Meus comentários vou colocar no final.

O texto é longo e pode ser repetitivo pra quem já viu isso, mas como informação nunca é demais, vamos lá:
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Aspectos do Québec :

~ 7 milhões de hab Montreal :
> 1h de vôo de Boston / NY
> mescla o inglês e francês
> 3 milhões de hab
> 400 centros de P&D
>festival internacional de jazz / formula 1

~ Quebéc
> Funcionalismo público
> Centro histórico (400 anos em 2008)

~ Estações definidas:
> verão – 20 a 30oC (5hs as 21hs de dia)
> outono – 10 a 20oC
> inverno - -10 a -20oC (6hs as 16hs de dia)
> primavera – 10 a 20oC

~ Período ideal para imigração – entre maio e outubro

~ Francês é o idioma oficial (80% da província)

~ Entre os 5 melhores países para se viver (1,2 homicídios / 100 mil habitantes)

~ Bilhete de transporte - 60$CAN / mês (ilimitado)

~ Carteirinha de saúde (carteirinha soleil)
> médico-hospitalar gratuito
> não tem assistência odontológica e estética
> não existem planos particulares
> demora 3 meses para ficar pronta (ter um plano saúde internacional para este período)

~ Educação
> até o ensino médio é gratuito (em francês)
> universidades pagas (simbólico – ex: medicina é 3.000$CAN/ ano) podendo ser em francês ou inglês
> imigrantes e canadenses estudam juntos.

~ Moradia
Financiamentos: 15-20% de entrada e 80% financiado em até 20 anos com juros pré-fixados (até 5% ao ano)

~ Economia
Estável, equilibrada regionalmente (interior promissor) e de alto padrão de vida.

~ Trabalho
> Setores em evidência:
- TI e Telecomunicações
- Meio ambiente
- Pesquisa e Desenvolvimento
- Turismo
- Finanças e Comércio internacional.
- Energia e mineração.
> 250 mil postos de trabalho, sendo 70 mil em Montreal
> querem que o imigrante trabalhe na sua área de formação (Sherbrooke é a cidade voltada para área de meio ambiente)
> semana de trabalho é de 35 a 38hs
> salário mínimo é de 7,60$CAN / hora
> renda média 25mil$CAN / ano
> biólogo é de 41mil$CAN / ano (salário inicial). Administração 63mil$CAN/ ano.
> para trabalhos regulamentados:
- equivalência dos estudos (ementa do curso)
- verifica quais cursos serão necessários para completar
- alguns tem avaliação periódica (não precisa apresentar documentação)
- áreas biológicas: enquanto não forem do conselho, não podem trabalhar.
- Áreas exatas e humanas: pode trabalhar, porém não como responsável.
> ter humildade ao escolher o primeiro emprego (não teremos o mesmo patamar de cargo quando chegarmos lá).

~ Maternidade
> licença paternidade é de 6 semanas
> licença maternidade é de 1 ano (recebendo até 80% do salário e auxílio do governo)
> taxa de impostos reduzida para quem tem filhos
> o filho nasce com dupla cidadania

~ Apoio Governamental
> aulas de francês (até 1000 horas), embora a espera pode ser de 4-6 meses (Montreal) e máximo de 5 semanas (interior)
> elabora CV / prepara para entrevista / workshops
> centro local de empregos / feiras de emprego
> atendimento mais rápido/personalizado no interior.

Porque eles nos querem?
> Manutenção do crescimento econômico (o país cresce de 3 a 5% num ano, enquanto a natalidade cresce cerca de 1%).
> Expansão demográfica
> Preservação do idioma francês
> Enriquecimento cultural

Em 2007 – 47 mil novos imigrantes
Em 2008 – previsão de 58 mil novos imigrantes
85% dos imigrantes permanecem no Quebéc (pesquisa feita em período de 10 anos)

O processo de imigração

> Quebéc seleciona o candidato pelos seus critérios.
> Canadá emite o visto de Residente Permanente (sem passaporte / não vota)

~ Seleção Quebéc
> Casados ou União Estável (que é 1 ano morando juntos)
> Feito em nome de uma pessoa (requerente principal): aquele que responde melhor aos critérios de seleção
> Critérios:
- Nível de escolaridade: mínimo técnico
- Experiência profissional: comprovada nos últimos 5 anos (podendo ser estágio ou pesquisa)
- Idade: até 35 anos
- Conhecimento Idiomas: francês (eliminatório – mínimo 150hs quando enviar dossiê) e inglês (pontuação a mais)
- Contrato de autonomia financeira: garantir a autonomia por 3 meses (mínimo de 4.500$CAN para casal)
- Adaptabilidade: o objetivo é o trabalho (sempre estar com os objetivos muito claros)

[Pontuação extra: biólogos, engenheiros, pessoas de computação e mecânica e outros. (apresentar diploma de até 5 anos ou comprovação de trabalho na área por 1 ano nos últimos 5).

> Antes de dar entrada no processo fazer o teste no site da Imigração. Vale a pena saber :

- Sobre níveis de francês:
0 ~ 4 = 150 horas
5 ~ 6 = 200 horas
7 ~ 8 = 250 horas
9 ~12 = 300 horas ou mais.

- Sobre estudos:
MBA somente acima de 450 horas.

- Cada filho equivale a pontuação de um MBA.

Passos da Imigração

> 1ª Etapa: Entrega de DOCs para escritório do Quebéc em SP
- Xerox simples de documentos (lista na internet)
- Pagamento taxa de avaliação do dossiê (cartão crédito internacional – convém avisar a prestadora para liberar o valor) - requerente principal – 390$CAN (R$700) / Cônjuge ou filhos – 150$CAN/ pessoa (R$270,00) .
- Formulário DCS (um para requerente principal, outro para cônjuge. Filhos não precisam)

> 2ª Etapa: Entrevista do Québec
- 6-8 meses após abertura do dossiê
- verificação documentos originais e conversa
- resultado na hora: CSQ


> 3ª Etapa: Solicitação do visto no Consulado do Canadá
-Não tem outra entrevista
- Verificação de antecedentes criminais e saúde
- Taxas
=> Abertura dossiê: 550$CAN (R$1.000)
=> Visto: 495$CAN (R$900)
- Prazo de liberação: 6-10 meses

- Tempo total: 1 ano (aproximadamente)
- Entrada no Canadá após a liberação: até 1 ano após data no exame médico
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Minhas considerações:

Primeiro sobre a palestrante. Ela parecia bem mais confortável esse ano do que no ano passado. Eu pelo menos tive essa impressão. Ela fez algumas "piadinhas", falou algumas coisas engraçadas e tudo mais, não estava tão séria como da outra vez.

Ela falou muito sobre Montréal. Partes boas e ruins. Disse também muita coisa sobre Sherbrooke, principalmente , e deu alguns conselhos de imigrante mesmo, como não imigrar no frio.

Aguns critérios também foram mudados. Antes eram somente 4 "exigidos", agora são 6. O tempo de espera também aumentou para até 8 meses no processo do Québec, o que realmente atrasa algumas coisas. Mas ela disse que isso se deve à mudança do escritório para São Paulo, e que em breve voltará para o máximo de 6 meses (assim espero!).

Ela disse que quanto mais filho, menos imposto você paga. Os impostos variam de 0 a 50%, dependendo de um monte de fatores. Solteiros pagam mais.

E o mais importante, principalmente para quem é "novo" nessa coisa toda: NÃO MANDE E-MAILS DESNECESSÁRIOS. Ela falou uma coisa que eu, pelo menos, não sabia. Eles têm, por lei, uma obrigação de responder e-mails até 10 dias depois que eles chegaram. A mesma pessoa que lê e-mails verifica dossiês, os e-mails têm preferência (por causa dessa lei). Não é que eles não queiram responder e-mails, mas ela diz que chegam perguntas do tipo "Quanto custa o processo?" ou "Como posso pagar a taxa?". São coisas que com alguma pesquisa se descobre.

Foi muito bom ter ido com a minha amiga, que agradeço de coração principalmente por ter se jogado nessa com a gente! Dia 12 de maio estaremos lá de novo, dessa vez as equipes completas! Daqui tanto eu como P e J, de lá ela e Curinga! Fiestaaaaaaa!!!

Bjos e abraços à todos!!!

Entrem e comentem =D


12 abril, 2008

Vous êtes désespéré?

Salut =D

Aujourd´hui J´indiquerai un livre intitulé "Francês urgente! Para Brasileiros":

"Este livro é acessível a estudantes de qualquer nível e aos interessados em francês. Apresenta respostas à maioria das perguntas dos seus usuários, esclarecendo dúvidas, alertando para as armadilhas e, principalmente, estimulando o gosto pelo idioma. O livro está organizado da seguinte maneira - na Parte I, são apresentadas e discutidas as desculpas que as pessoas dão para não aprender francês; Parte II traz os erros mais freqüentes de brasileiros em estrutura, vocabulário e pronúncia de francês. Na Parte III, é apresentada uma gramática concisa. A Parte IV é uma lista de palavras organizadas em grandes grupos, formando um guia para o vocabulário básico necessário à comunicação em língua francesa."

Eu comprei esse livro porque eu queria uma gramática de francês no nosso idioma.. para facilitar a aprendizagem... ele é muito bom!!

Bom, por hj é só ... post rápido para compartilhar uma boa referência de estudo.

Abraço,

Juli.

11 abril, 2008

..:: Divulgação Sobre o Canadá! ::..

Recebi esse e-mail do Rodolpho, e achei legal divulgar, até porque tem muito mineiro nesse processo...rs E enquanto não saem as palestras oficiais do Québec em BH, é uma boa fonte de informação e consulta.
E em quanto isso, espero anciosa pela palestra de segunda...rs
Aliás, Parabéns aos aprovados na entrevista do CSQ! Bonne chance nessa nova jornada!
beijos à todos!
Olá pessoal!!!
Para quem não leu a informação no site da CBQ, saibam que, durante o mês de abril, acontecem palestras gratuitas no pátio savassi cujo tema deste (abril) é o Canadá.
Abaixo segue a postagem da Dani que conferiu a programaçao, so visualizei a mensagem hoje domingo as 15 horas e por isso nao compareci ontem sabado 05/04 mas estarei presente nas proximas a do dia 12 sera bem especifica sobre o quebec pelo que parece e para nos imigrantes sera uma boa informaçao para que puder comparecer!!! estarei la no proximo sabado quem puder ir depois da palestra da ate pra tomar um chopp!!

abraço a todos e abaixo informaçao colhida pela dani!!!

NAO E PALESTRA DE IMIGRAÇAO!! E SIM PROMOÇAO DO CANADA!!!""""
Oi pessoal, Liguei para o pátio e eles me passaram também as outras duas palestras do mês:
Dia 12 - Uma cidade cosmopolita e sua cultura particular - Je me souviens Montreal
Rita Veloso falará sobre Québec e Montreal
Dia 26 - Educação e Tecnologia do CanadáJosé Eustáquio Machado Coelho
Estação do Saber 3264.4318 (Maria Luiza, Júlia ou Cláudio) - de 11:00 às 13:00A capacidade é de 110 pessoas e a entrada é de acordo com a chegada, mas normalmente dá pra entrar todo mundo.

09 abril, 2008

..:: 1 Ano de Blog! ::..

Pois é, gente! Hoje nosso amado bloguinho faz 1 aninho de vida. E como as coisas mudaram nesse 1 ano!

Fizemos esse blog com intuito de descrever nossa jornada, mas mal poderíamos imaginar que conheceríamos tantas pessoas! Pessoas excelentes que já estavam lá ou que foram há algum tempo... Todas nos dando dicas mais diversas e valiosas. Realmente não temos como negar que tudo isso foi uma ótima fonte de pesquisa e networking...

Evoluímos muito nesse um ano. Posso realmente dizer que os pensamentos e planos de 1 ano atrás não são os mesmo de hoje, mas o projeto continha o mesmo. Amadurecemos muito, nos tornamos muito mais empenhados nos meios que nos levam a alcançá-los e, mesmo com alguns obstáculos que surgiram no caminhos (o adiamento de 1 semestre para a entrada no processo, a "descoberta" por alguns que criaram intrigas e outras coisas...), nos tornamos cada dia mais empenhados e mais certo de que isso é realmente o que queremos. Queremos começar uma nova vida no Canadá.

Nesse meio tempo, acabamos nos convencendo mais ainda de que isso é o melhor a fazer (visto nossa instaisfação com muitas coisas aqui, entre elas a política). E acabamos convencendo um casal de amigos nossos (que eu e P. seremos padrinhos de casamento!) a irem também... E é com grande alegria que anuncio que Lírio e Curinga irão embarcar nessa aventura também, ainda que um pouco depois... Sejam muito bem vindos à essa jornada, meus amigos! E que tudo de bom lhes aconteça, assim como já nos aconteceram muitas coisas boas.

Aliás, Lírio irá comigo na palestra do dia 14 (segunda-feira) na Aliança Francesa da General Jardim. Sim, amigos, as novas datas das palestras já foram confirmadas em São Paulo apenas. A do dia 14 de abril já está lotada, mas ainda há vagas para os dias 16 de abril e 12 e 14 de maio. As inscrições podem ser feitas aqui.

Combinamos que no dia 12 de maio vamos Eu, P., Lírio e Curinga, e talvez o J. também venha! Não temos como negar que ficaremos bem felizes se conseguirmos reunir a trupe inteira nessa palestra, que servirá para os novos aventureiros a conhecerem tudo, e à nos para saber se muita coisa mudou.

Falando em imigração, já foi postado em vários blogs, mas como informação nunca é demais, vou postar a novidade aqui tambem. Desde o começo do mês passado, o escritório que antes era em Buenos Aires agora é em São Paulo, no seguinte endereço:

Escritório de Imigração do Québec em São Paulo
Avenida Eng. Luis Carlos Berrini, 1511
Salas 151 e 152
04571-011 - São Paulo SP - Brasil

O escritório ainda não está aberto ao público, mas está recebendo os dossiês do processo. Então, ao invés de enviar os documentos para Buenos Aires, eles deverão ser enviados para esse endereço (o que já representa alguma economia!).

Bom, já escrevi demais, agora chega!rs

A foto não tem nada a ver com a postagem, mas achei tão linda essa criança com o maple syrup que resolvi postar!

Beijos e abraços à todos que ficam...


07 abril, 2008

..:: Vergonha de Brasil! ::..

Há quem diga que "o melhor do Brasil é o brasileiro". Eu sou totalmente contrária à essa frase.

Se o melhor do Brasil fosse realmente o brasileiro, esse país seria infinitamente melhor. Mas brasileiro releva. Brasileiro esquece. Brasileiro é egoísta. Claro que isso não se aplica aos 190 milhões de habitantes, mas a boa parte deles sim. Pessoas que votam em um presidente por causa de Bolsa-Família (que é mais rentável do que trabalhar), mesmo esse presidente sendo um hipócrita do caramba. E depois esses sem-noção que levantam a bandeirinha do presidente Mula, se acha no direito de criticar Hugo Chavez, George W. Bush e Nicolas Sarkozy.

Eu sei que realmente é complicado discutir política, mas eu posso desabafar as minhas opiniões.

Um povo que tem orgulho de um presidente que levanta a bandeira da pobreza e da vitimização. Isso, além de patético, é ridículo! Uma prova de que as pessoas com um pouco mais de intelecto é esse provesso de imigração. Quantos aqui estão satisfeito com o que temos aqui? Acho que são um ou dois, chutando muito alto.

Não é que eu odeie o Brasil, vou deixar isso bem claro. Mas me irrita o fato desse país ter tudo pra dar certo e simplesmente não funcionar por incompetência de todo mundo. Dos governantes que não fazem nada. Do povo que faz menos ainda. E enquanto isso o país só se afunda...

Prometo que no próximo post vou tentar parecer menos desiludida, mas por enquanto tá difícil...

Esse texto foi meu motivo pra muita revolta na sexta-feira. E mais vontade ainda de ir logo para o Canadá...

Beijos e Abraços...

19 março, 2008

..:: O Medo de Brasil ::..

Eu sei que esse provavelmente será um post depressivo, mas altamente real. Eu acho praticamente impossível que qualquer pesssoa acostumada com uma cidade grande não vá se identificar com algo nesse post...

Ontem fui à uma pesquisa de mercado, próximo à rua Funchal, aqui em SP. Até ai tudo bem, algo novo e lucrativo (sim, você ganha´para responder perguntas ou comentar se você gostaria ou não de tal produto), gostei muito de fazer. Pra ir foi tranquilo, porque estava claro, e a rua que usei pra ir era a da minha faculdade (ou seja, totalmente movimentada...), então tudo bem!

Pra voltar é que foi o problema. A rua que eu usei de acesso era uma subida sem condições, e então os funcionários do prédio me instruiram pra pegar o ônibus 3 quadras dali, em linha reta. Achei a melhor opção, como qualquer pessoa acharia. Passei em frente ao Canucks, um pub Canadense que o P. está louco pra ir, e na hora pensei nele e em quando poderíamos ir. Foi virar a esquina, numa rua bem mais iluminada e movimentada (por carros) que eu estava que esse sentimento horroso veio.

Pra começar uma família de moradores de rua. Fiquei com pena, de verdade mesmo. Tinham 2 crianças pequenas, de no máximo 5 anos, todas enroladas num cobertorzinho velho, se preparando pro frio. Continuei seguindo em frente, e avistei o ponto de ônibus, vazio. Juro, não fiquei ali nem 5 minutos, porque enquanto eu esperava 2 moleques com uma cara naa amistosa vieram na minha direção, um do meu lado esquerdo e o outro atravessando a rua na minha frente. Qualquer pessoa que já passou pela experiência de assalto ficaria tensa. E foi nesse estado que fiquei. Comecei a andar em direção ao meu lado direito, até que vi o Fifty's logo na frente, e uma viatura policial praticamente do lado do restaurante. Não hesitei em parar ali. Perguntei ao manobrista sobre onde ficaria um outro ponto de ônibus, que ele me informou ser do lado da viatura policial. E nesse meio tempo, olhei para os dois que me seguiam e realmente realizei que eram marginais, pois me seguiam e assim que entrei no restaurante eles "sumiram".

Fiquei do lado dos policiais até que mais 2 pessoas chegaram no ponto (2 garotos com roupa social, indicando que tinham acabado de sair do trabalho). Fiquei esperando o ônibus uns 15 minutos e então fui embora.

Esse post nem é pra contar os "dramas da minha vida", mas sim pra gente parar pra pensar. Gente, que país é esse? Que lugar é esse onde escurece e você tem que andar com medo? Um lugar onde se você não for mais atento é certamente alvo de um possível assalto? É nesse lugar que quero morar? É nesse lugar que quero criar meus filhos? É nesse ambiente de medo que quero viver? Medo de sair de casa?

Vi nesse final de semana o filme do Michael Moore, o "Tiros em Columbine". Em uma parte determinada ele vai pro Canadá, e fica besta com as coisas que encontra por lá (como portas destrancadas nas casas). Em Toronto (isso mesmo, gente, TORONTO) ele sai entrando nas casas, pra comprovar se era realmente verdade o que ele ouviu em outras cidades, e em determinado momento ele entra na casa de um senhor de cerca de 70 anos. Resolve perguntar o que todo mundo que vive no medo perguntaria: "O senhor não tem medo de deixar as portas destrancadas?". Ele respondeu tranquilo: "Eu deveria ter medo?". Michael Moore insistiu, não acreditando: "Por que o senhor não tranca as portas, ainda mais numa cidade tão grande?". O senhor, ainda com aquela serenidade, respondeu: "Porque eu não devo me sentir prisioneiro dentro da minha própria casa. Minha casa não é nenhuma prisão.".

Eu acho que essas palavras nos fazem pensar muito, não?

Beijus e abraços,

D.

17 março, 2008

..: Para refletir ... :..

Olá.. hj estou postando apenas um texto para reflexão ...
No mais tudo se encaminhando... e estou seriamente pensando em ir conhecer Montreal em Janeiro de 2009.
Abraço,
J.

-----------------------

Reflita:

Paradoxo de nosso tempo ( George Carlin )

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do "fast-food" e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas". Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.

Lembre-se de ...

... passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
... dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
... dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, ame.. Ame muito!
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm lá de dentro.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

11 março, 2008

..:: Mudanças... ::..

Pois é, na falta de assunto a gente vai tentando mudar o blog pra ficar mais bonitinho...
Ahahaha eu ainda não sei a opinião dos meninos a respeito, mas achei aquele desenho ali de cima a coisa mais fofa desse mundo!!! Claro que vou fazer um banner dele, em casa, mais bonitinho, assim como arrumar mais algumas coisinhas... Aqui no trabalho não tenho os programas que preciso pra fazer esse tipo de coisa, então só em casa! E ultimamente tá faltando tempo...

Bom, fui no Salão do Estudante, dia 1 de março, e foi bem interessante. Tinha muiiiita coisa sobre o Canadá, mas nada sobre Québec e só a YMCA sobre Montreal... Infelizmente. Mas foi bom conhecer Colleges e Universities de outras províncias, em especial a de Manitoba, que me chamou MUITO atenção. A College é linda, o curso e o custo são muito bons e eles tem um programa de incentivo à Residencia Permanente... Eu ainda não tenho informações detalhadas sobre o assunto, preciso mandar um e-mail pra ele para maiores informações. Pelo que entendi (ele me falou), você precisa se formar numa College de lá e arrumar um emprego.

No Canadá, diferente de outros países, você pode trabalhar somente se estudar, e part-time (Máximo 20horas/semana). Depois que vc terminar seus estudos, você tem o mesmo tempo que você estudou para trabalhar. Supondo que seja uma pós graduação. O curso dura um ano, e a partir do 2º termo você pode trabalhar part-time, na sua área. Depois que você se formar, você pode trabalhar por mais um ano no país.

Em Manitoba segue o mesmo esquema. A "pequena" diferença, segundo Ian (já disse, preciso confirmar!), é que se nesse ano você arrumar um emprego full time (ou seja, integral) e tiver se formado na província de Manitoba, você TEM O DIREITO de aplicar como residente permanente. O governo da província vai verificar as informações, e se proceder, você ganha a residência.
Como eu disse, é mais uma opção... Principalmente pra quem tá no processo federal, que demora um pouco mais que o de Quebec. Pra quem não sabe, a capital de Manitoba é Winnipeg, a cidade belíssima da foto =D. Os tios de um amigo nosso moram na cidade, e como disse, talvez seja uma opção. Acho que a gente não pode desconsiderar nada, não?
Acabei escrevendo demais...
Se cuidem!!!
Saudações,
D.