02 dezembro, 2008

..:: Mudanças no Processo Federal ::..

Bom, o assunto da semana nas listas do Yahoo e nos blogs foram as mudanças no processo federal, pra quem deu entrada depois de fev/08, anunciadas esse dias.


Somente quem for de uma lista de profissões selecionadas continuarão o processo. Para os demais, o governo vai devolver o dinheiro na íntegra e o processo será cancelado. A lista de profissões (NOCs) podem ser conferidas aqui.


Minhã Opinião:



Bom, tirando o fato de ter me deixado surpresa e boquiaberta, o que mais me chamou a atenção é que a maioria dos NOCs é nível gerencial, e todos nós já temos a plena consciência que um imigrante muito dificilmente chegará no Canadá já como gerente, afinal você não tem a famosa experiência canadense. O que torna tudo ainda mais contraditório, se você for parar pra pensar.



Uma questão muito levantada é que muita gente vai estudar francês e tentar o Québec. Eu não sei se partilho da mesma teoria, porque muita gente tem medo do francês, e não sei se estaria disposta a aprender uma língua bem complicada (quem disse que é fácil? Espera chegar no intermediário e ver todas as variáveis de um verbo...) e ter que recomeçar tudo do zero. Mas com certeza é uma possibilidade pra quem tem certeza de que é o Canadá que quer. E não tenho dúvida alguma que isso vai refletir no processo via Québec...



Outra a coisa a ser considerada é que isso pode ser temporário. O volume de processos estava enorme, então pode ser que tenham feito isso pra dar uma triada e resolver o que tá pendente (já que o processo que era de 16 meses acabou indo pra 24) ao invés de receber cada dia mais! Dificilmente acho que um país tão escasso em mão de obra precisa de apenas 38 profissões, sendo algumas delas ainda regulamentadas (o que torna o processo mais demorado, afinal tem a "agradável" validação dos estudos e entrada na ordem). E também pelo fato de TI, um dos setores mais fortes no Canadá, mal aparecer na lista, sendo que eles estão desesperados por mão de obra nesse setor.



Quem viu que seu NOC não bate, eu acho que não deve desanimar. Ou espera a poeira baixar (eu ainda acho que é fase...) ou tenta algum provincial (não necessariamente o Québec), como do de Manitoba (que postei aqui). Ou se arrisca em colocar curriculums na net, e vai que alguma empresa te dá um job offer? O importante é não perder o foco nos seus objetivos, sejam eles quais forem.



Por enquanto é só, se cuidem!



Beijos e abraços pra quem quiser =D

8 pensamentos:

Manu

É verdade viu, tudo isso é bem contraditório sim e quando vc chega aqui e vê tanta gente com dificuldade em fazer sua equivalência, além de entrar no mercado de trabalho, vc vê que o buraco é mais embaixo pra algumas profissões...
E se por um lado o Québec "ganha" com isso, com certeza a província tb perde, pq a maioria desses que virão pra cá pela facilidade do processo, depois acabam indo pra outras províncias por causa de emprego e da língua...
Anyway, esse assunto é mega complexo..
Bjo grande!

Luiz

Veja só: se a crise realmente pegar, a tal oferta de empregos vao cessar e o governo canadense ficaria com um bando de desempregados na mao. Se a crise pegar... um bando de canadenses q estao nos EUA acabariam voltando para ca possivelmente. Mas, ha quem diga q a crise nao chegara. Como eu sou um alienado, p/ mim o mundo continua lindo....rs.
Mas tb acho q isso deva ser uma estrategia temporaria p/ conter a imigracao. Mas q isso vai servir de incentivo p/ q os q tem medo/preguiça de aprender frances correrem p/ a alternativa Quebec, isso vai sim.

Bjo
PS: calma mulher... deixa o lago congelar mais um pouquinho q vou la patinar sim...rs ;) 3km de pista, imagine só... :D Isso pq nao é o lago todo q vira pista nao!!

Anne Caroline

Pois é Dan... Tb acei td mto confuso e contraditório.. Só não me desesperei mais pq tb acho que é uma medida temporária pra agilizar os processos, organizar td bagunça..

Beijos..

Anne

Rossana

Tava conversando sobre isso com uma amiga minha. Poder ter certeza que isso vai influenciar no processo de Québec. Mas também acho que seja uma fase!! Vamos torcer por isso!!

Beijocas

Lá e Dá

Concordo!!!
Acho que é uma forma de triagem, e para desanimar aqueles que não tem tanta certeza do que quer.
Não devemos desanimar. Um noc meu bateu, 4131. Fiquei feliz, mas é apenas o terceiro e último NOC da lista... Espero que olhem pra ele com carinhos. rsrsrs
Abraços
Dario

Sara e Vitor

Oi Dani, tudo bem!? Como estão todos?

Pra ser sincero, penso do mesmo jeito que você, só que você conseguiu transcrever (e muito bem por sinal!) em palavras! Eu tentei mas não saiu tão bom assim! hehehe... É isso mesmo, acho que tudo isso será temporário. Na minha opinião, essa foi uma medida desesperada do governo para diminuir a fila do processo para tornar a análise mais ágil, mas logo logo isso mudará novamente.

Beijos,

Vitor

Rossana

Oi!! Vai mudar não. Dá uma olhada nesse post do meu blog:

http://canadaexpress.blogspot.com/2008/07/novas-regras-para-imigrao.html

"The legislation will not affect agreements with the provinces to process provincial nominees or, in the case of Quebec, Quebec skilled workers. It cannot affect refugee protection, nor is it intended to affect our goals for family reunification. This means CIC continues to process applications in those areas in the usual way."

Para minha sorte!! hehehe

Beijocas

Arroz

Realmente, poderemos ter uma enxurrada de pedidos via Québec e isso atrapalharia quem realmente quer vir pra cá, mas acho que é temporário mesmo, ficou muito nebulosa essa história de cargo gerencial...
Nunca desanimem!!!
Um abraço!!! Fabiano