20 maio, 2009

..:: Canadá na TV e a Viagem.... ::..

Salut, mes amis!

O Canadá saiu mais uma vez como destino dos brasileiros no exterior. Os atrativos? Os de sempre: boa qualidade de vida e preço mais baixo que dos EUA. A matéria pode ser conferida aqui.

Essa semana o jornal vai exibir matérias especiais sobre intercâmbio. As duas anteriores podem ser conferidas aqui e aqui


Bom, continuando as pesquisas para o país gelado, estou explorando novas possibilidades.

Pois bem, eu tenho dado uma pesquisada e quero que essas férias saiam o mais barato possível e quero aproveitar parte delas também. Morro de vontade de conhecer NY (vontade adormecida desde 2006, quando estava em orlando e minha viagem pra NY precisou ser cancelada por diversos motivos) e quando uma amiga minha que mora em Miami perguntou quando a gente iria remarcar aquela viagem para a Big Apple não pensei duas vezes - é hora de ir!

Procurando vôos pra Montréal via NY os preços estão muito além do meu alcance (a propósito, no site da decolar.com ir pra Montreal via Miami com a American sai por USD795 com as taxas. Vale a pena ver!), resolvi pesquisar novas alternativas de não deixar o sonho miar de novo. E então olhando uma revista sobre o Canadá me veio a idéia - Por que não cruzar a fronteira de trem?

É isso mesmo! Ir sobre trilhos! Pode parecer uma loucura, um absurdo, mas como quem está de férias quer conhecer tudo, a idéia me apreceu ótima, ainda mais pelo preço: USD120 dólares ida e volta. E quem tem q ISIC ainda tem desconto. O tempo de viagem é de 10 horas, mas é diurno. Ou seja, acorda em NY e dorme em Montreal. Como vou em outubro (finalmente consegui marcar minhas férias, de 13/10 a 03/11), as temperaturas estarão amenas e a paisagem vermelhinha. Achei o máximo a idéia de passar por diversas cidades e viver esse tipo de experiência que só teremos no Brasil quando o tão planejado "trem-bala" entre SP e RIO começar a funcionar.

Uma coisa que me preocupou muito foi sobre a bagagem que poderia levar. E pra minha surpresa, ela é maior do que a de avião. No trem você pode levar até 3 malas de 23kg cada como bagagem dispachada e mais 2 de 10kg como de mão. Eu não pretendo ter tudo isso, mas achei legal poder transportar. E no trem também é possível levar skis e bicicletas, pagando uma pequena taxa. Achei ainda mais legal poder levar esse tipo de coisa.

O trem tem uma vantagem também no quesito economia. Além da passagem mais barata, ainda tem outro fator: a maioria das estações estão localizadas no centro das cidades, em conexão com o metrô. Já é alguma economia no taxi ou o shuttle. E tem mais uma vantagem: não precisar chegar horas antes do embarque, mas sim com meia hora de antecedência.

Claro que tudo depende do tipo de pessoa. Tem gente que vai ler isso e vai achar absurdo, e gente que ainda podem achar legal alguém fazer esse tipo de coisa, mas que não faria. Mas como informação nunca é demais e alguém pode ser louco e aventureiro como eu, vale a dica. Ainda mais com preços bem baixos para vôos para os EUA (e por que os vôos parao Canadá são tão caros?). E economia sempre é bem vinda, né?

Beijos pra vocês!


Sites:
Amtrak (trem dos EUA pro Canadá ou dentro do país mesmo)
Via Rail (trem dentro do Canada e pros EUA também)

PS: quem tiver dicar de NY ou Montreal e quiser me informar, agradeço!

6 pensamentos:

Marcos, Simone, Lucca e Julie

Juliano,

Utilizamos o Via Rail para ir de Québec a Montréal no ano passado... Valeu a pena!

Abraços,

Marcos

Unknown

Nossa, a vista deve ser fantástica e a diferença então... melhor ainda hahahahaha.... eu já tinha pensado nisso tb... vou pros states, melhor ainda, pra miami (faço minha tattoo no miami ink com o Ami hhehehehe) depois NY e depois Canadá de trem hehehehehe ;)

.Mariana.Daniel.

Eu sou suspeita pra falar pois prefiro o trem a todas as outras formas possíveis de transporte! Com uma condiçãozinha: que sejam confortáveis como os europeus e norte-americanos. É muito gostosa a viagem e, como vc falou, dá pra aproveitar a vista e curtir as cidadezinhas que vão passando. Amo! Eu já viajei de Via Rail e é ótima, vc não vai se arrepender!

Beijos, mari

ChrisFried

Achei a idéia muito legal. E realmente é uma ótima forma de viajar e conhecer país.
Só fiquei curiosa para saber como vc encontrou a passagem a este preço. Pois geralmente as viagens de trem saem bem mais caras que as de avião.
abc

Ana

Ola,
eu atravessei o Canada de trem, fui de Toronto a Vancouver e ainda utilizei o trem em Vancouver Island. Foi uma experiencia inesquecivel, e achei a tua ideia maravilhosa. Espero que goste e volte a viajar de trem.
Parabens pelo blog
Abracos

Mariana

Adorei a idéia!!! Ainda estamos em fase de contenção de despesas por aqui mas já vou guardar os sites e a dica para um futuro que espero ser proximo.
Acho que vc vai adorar New York; eu sou apaixonada por aquela cidade!!! Não deixe de nos contar como foi a viagem. Também estou louca pra conhecer Montreal e assim que possivel vou pensar em alguma coisa legal para lá.

abraço,
Marilena