27 maio, 2009

..:: Renovando o Passaporte... ::..


Mais uma etapa do "to-Do List" da minha completa! E muito mais rápido que o esperado, tenho que confessar.
Quando eu fui tirar meu passaporte, em abril de 2005, lembro que cheguei super cedo no posto do Shopping Tatuapé (até então o mais vazio de todos) e fiquei 3 horas esperando para retirar meu passaporte. Dessa vez não. O processo tá mil vezes mais simples.



O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal. Preenchido tudo e imprimindo o GRU para pagar a "pequena" taxinha de R$156,07 (era R$89 e alguma coisa quando fiz o outro), você pega o número do protocolo e agenda um atendimento, pela Internet mesmo, no posto de sua preferência. É tão interativo que dá pra abrir o dia e aparecem todos os horários disponíveis para a data. Ai você seleciona um e ele abre uma nova janela com os dados do seu protocolo. Só chegar 15 minutos antes no posto e pronto!

Mas é claro que não há processo burocrático no Brasil sem novela. E então vamos à minha.

Pra começar: preencher a GRU. Eu precisava do maldito número do título de eleitor, que minha mãe não achava nem por Cristo em casa. Depois de uma novela toda, entrei no site do Tribunal Regional Eleitoral pra achar o número do meu título. O original eu procuraria com mais calma, ou na pior das hipóteses, pediria segunda via...

Fato é que deu erro na ferramenta de busca do site. Depois de umas 20 tentativas minhas e de um amigo, resolvi ligar para o número que estava escrito no topo da página.Liguei e um moço super simpático me atendeu. Informei alguns dados e ele me informou tudo que eu precisava! Agradeci e voltei à GRU.


Depois de preencher tudo, imprimir e pagar, veio a pior parte - o agendamento. Entrei na sexta e tinha horário para segunda nos Shopping Tatuapé e Light. Como trabalho em Moema, o melhor posto pra mim seria do do Shopping Ibirapuera. Esperei e quando fui olhar de novo já não tinha em nenhum outro posto fora o NUPAS, na Lapa. Ou seja, impossível.

Entrei novamente segunda de manhã e tinha tinha no Tatuapé para ontem, as 17:30. Pensei em todas as formas de voar e chegar lá, e marquei. Já tinha em mente que teria que correr mais que um keniano.

Na segunda a noite, depois de chrgar no conforto do meu lar, resolvi dar uma última tentativa e olhar no site no posto Ibirapuera. Bingo! Apenas 2 horários disponíveis: 11:15 e 14:45. Marquei o das 11:15 já disposta a almoçar mais cedo e feliz por não ter que atravessar São Paulo como uma louca.

Hoje cheguei lá era 11:05 e quando fui informar que estava lá para renovar, o moço já me encaminhou para atendente disponível. Achei super rápido! Tirando o pequeno contratempo com a atendente (que quis me provar que Docmento de Identificação e Cédula de Identidade são a mesma coisa), em NOVE minutos sai de lá, com o protocolo que me diz pra retirar quarta que vem! Serviço rápido e eficiente, adorei!

Mais um passo dado rumo ao 5S da minha vida, rumo às viagens de férias e rumo ao processo do Canadá (afinal eu teria que renovar meu passaporte de qualquer forma antes do processo)!

Ainda faltam muitos passos, mas eu vou indo pouco a pouco… O próximo é o tão temido visto americano!

Beijos!

5 pensamentos:

Anne Caroline

Dani...

Ótimos posts.. rsrsrs Faz tempo que não consigo comentar... Como vc tá..?

Beijos..

Anne

Unknown

hahahaha foi rápido mesmo.. que nem o meu.. e vc vai ver, que chega um e-mail dizendo que esta pronto.... melhorou muuuuuuito.... btw... vc trabalha em moema??? em moro em moema.... temos que marcar um dia pra nos conhecermos... quem sabe depois da minha viagem pra eu te mostrar as fotos???? beijocas

Lidia Barreiros
Este comentário foi removido pelo autor.
Lidia Barreiros

Nossa...eu precisava renovar o meu passaporte tmb...mas acho q vou deixar pra fazer isso na proxima visita que eu fizer aqui pro Brasil...hehehe

Anônimo

[p]Moncler completely [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler france[/url] understood the space collectively with revealed Moncler Jackets chilly weeks fulfill concerning the fact that secured any developing utilization of the shoe with powerful winters free of cost of hitting this maneuverability . Di tutti i cosiddetti piumini all'aperto, oca lungo cappotti sarebbe il pi篓麓 lussuoso . That nylon dietary fiber whilst in the jacket [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler homme[/url] preserves one toasty and even Moncler shows which will fellas typically are not anxious to attempt through tones . A normal cardigan for females may possibly be abdomen period, merely a tiny overlapping abdomen Moncler Jackets furthermore to blouse . coats wasa loud report and echoed and rattled heavily . The charge range connected [url=http://www.monclersoutlet2013.it] moncler outlet[/url] with Moncler men's coat start at $200 in addition to the summer of wintry comes deeper, the savings are up thus you can discover jackets starting up at $215 to make sure you $255 . Down filled garments are worth buying because of their insulating properties . No need to compromise on what you look to be able to stay warm . In higher school in geometry course the instructor instructed us a factor truly intriguing to help us really don't forget the formulation we will need to use to determine the spot of a circle.[/p][p]Si tratta di un secondo in modo da probabilmente nessuno gi篓麓 marchio cappello . believed I what all don't [url=http://www.monclerdoudounee.fr]doudoune moncler[/url] know!" ChenMengYan snorted . L o s t e s s o v a l e p e r l a l i n e a G r e n o b l e , c h e s i i s p i r a a l l a s t o r i a d i M o n c l e r . this could be especially the moment in time . It is simple to find the style that will suit [url=http://www.monclersoutlet2013.it]moncler[/url] you, the color as well as the material that you want . By 1968 they'd made several technological advances inside the product which is textures by 1968, Moncler happen to be selected being the condition manufacturer and supplier for the French winter Olympics team . Moncler comes with impressive range of vests, bags, boots, jackets, scarves and T-shirts that you can get at [url=http://www.monclerdoudounee.fr]moncler doudoune pas cher[/url] attractive discounts along with free shipping . Yang Ming, the substantially more center but to uncomfortable.[/p]