14 julho, 2009

..:: Mudanças no Processo - Québec ::..


Pois é, minha gente! Tudo que é bom dura pouco. Depois do processo federal ter feito uma, agora é a vez do Québec ter umalista de profissões em demanda.
Mais pode ser lido no site do MICC.

Segundo a informação, para processos a partir do dia 14 de outubro, será dada preferência para quem tiver formação em uma dessas profissões em demanda. As outras profissões não serão descartadas, como no Federal, mas vão "ficar no limbo do quando der" (ahaha eu achei muito boa essa definição do grupo do Canadá.

O que isso interfere na minha vida? Basicamente muita coisa! Eu não tenho formação em nenhuma das áreas ditas ali (tenho pós graduação em uma delas, mas acho que isso não conta), ou seja... Limbo é meu destino. Nunca uma graduação foi tão menosprezada na minha vida, não trabalho no que me formei (hotelaria), e mais uma vez isso vai empatar minha vida!

Resumo da ópera: decidi mandar a documentação toda em setembro. Eu queria mandar depois que eu voltasse do Québec (nas minhas féiras, em outubro), mas com isso a chance de eu ficar no limbo do limbo é grande. E então vamos mandar tudo logo! Até setembro estarei com aproximadamente 300 horas de francês, inglês mais que fluente, formada e pós-graduada. Então acho que minhas chances são grandes =D

O J vai mandar toda a documentação em janeiro! Ele não vai estar no limbo (aliás, TI no canadá acho que nunca vai estar no limbo), então vai bater mais ou menos certinho. O P. também não está no limbo, mas não sei quando ele manda.

Aliás, se tudo der certo J vai para Toronto em setembro, com pessoal da faculdade. Bom que teremos duas impressões diferentes sobre o Canadá =D


E por falar em viagem, vamos às notícias boas do dia: consegui o visto americano! Sim, minha gente, depois de 40 dias de fila de espera, 2 semanas separando docuemntos e 5 horas dentro do consulado, consegui! Não me pediram absolutamente nada do que levei (imposto de renda, carteira de trabalho e muitos afins), mas tá ótimo! O importante é ter o visa ali, o que vai me ajudar a realizar o sonho de conhecer NY =D

Vamos ao relato (ahaha à pedido do Vitor)

Cheguei no consulado era 8:15. Pensei que ia demorar horrores pra ir daqui do trabalho pra lá, mas ledo engano! Demorei exatos 14 minutos. Estacionei o carro (caro, por sinal! Acho que vou abrir um estacionamento em SP, dá dinheiro!), esperei pelo meu amigo, que chegou logo depois. Nosso horário era das 9, mas resolvemos já ir pra fila. Entramos naquela filinha kilométrica, onde os funcionários já fazem a triagem do que tá errado nos documentos e pronto.

Passamos pela salinha do raio-x, onde deixamos todos nossos aparatos eletrônicos e nos demos de cara com Obama e Hillary Clinton na parede. E lá vamos pra senha! Já devia ter umas 500 pessoas às 8:45 da manhã; e a cada hora parecia que não ia mais parar de surgir pessoas! Chegamos à conclusão de que o horário não servia pra nada mesmo - e nessa hora me deu uma saudade da Policia Federal.

Primeira fila da senha. Depois espera a chamar sua senha pra tirar suas digitais. Ordem nos números? Não existe. Eles vão pegando todos os passaportes que passam pelas 2 moças da triagem e colocando em pilhas, e ai vamos no sorteio!

1 hora pela espera das digitais. Deu tempo de comer o pão de queijo que levei, tomar algo, conversar, falar besteira, olhar no painel 30 vezes e nada. Até que foi!

Lá colocamos nossos lindos dedinhos no leitor de luz, e vamos aguardar de novo a nossa senha ser chamada - agora é a da entrevista.

Estávamos nós esperando quando uma menina desata a chorar. Advinha? Pedido de visto negado. A menina era aquelas bem filhinha de papai, e o pai até tentou conversar, mas já era. Quando eu fui pro da Disney, teve uma menina que teve negado, e mesmo a coordenadora da Disney mandando um fax assinado de lá não teve jeito. Não é não.

Já ficou aquele medo... Mas vamos em frente! Minha vez (depois de umas 2 horas e pouco), a oficial me perguntou ha quanto tempo eu trabalhava na empresa que trabalho hoje, com quem morava e o que meus pais faziam. Quando ela correu pelo formulário e viu que tinha o J1, pediu pra ver o passaporte antigo com visto e pronto! Me concedeu o visto na hora. Lá vamos nós pagar o Sedex (R$19 pra São Paulo, não pode mais ir retirar, como era antes!), e pronto. 1 da tarde estávamos fora do "território americano".

Agora é esperar (o prazo é de 6 dias úteis, mas SEDEX com AR em SP deve chegar antes!), pra então já fechar toda a papaelada canadense e dar entrada no visto de turista canadense! Não preciso nem dizer como estou feliz, né?


Mais uma etapa cumprida!

Beijocas,

D.

4 pensamentos:

Bruno

Estou em uma situação similar. Também vou pra Montreal em Setembro/Outubro pra estudar Francês. Só que eu decidi arriscar e enviar a documentação depois da minha volta (até pq ainda não tenho as 150h de estudo).

É verdade que sou formado como tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas mas não tenho certeza se estarei dentro da tal lista pois lá só consta tecnólogo em informática (Technique de l'informatique - mas imagino que me aceitem como tal).

Enfim, você também vai estudar por lá ou será só lazer?

* Serena *

Bruno, eu vou a estudo!
Se quiser trocar figurinhas, me manda um mail!

mudou.sara@gmail.com

Beijos!

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio

Dani, no site do MICC fala "que esta medida se aplica a todas as demandas recebidas e não tratadas a 14/10 assim como todas aquelas que serão depositadas a contar desta data", assim, quanto antes vc mandar melhor, para ter certeza que eles já irão ter iniciado seu processo.
Vamos conversar mais por e-mail, ok?
Abraços,
Dani

!Lá Vamos Nós!

Acho que se sua profissão não está na lista, e vc vai aplicar sozinha, mande logo a documentação e talvez até antes de voltar do Quebec envie uma complementação de dossie com sua experiencia no Quebec, (claro q não é de trabalho).