30 outubro, 2008

..:: Francês Não Mais Obrigatório? ::..

Esse foi O assunto da lista de discussão do Yahoo semana passada. Resolvi dar meus 10 centavos aqui também, e entrar no assunto polêmico.


Segundo a ministra Yoland James o Québec não vai mais obrigar que os futuros imigrantes saibam francês. É isso mesmo. Ao que eu entendi, o francês não vai ser mais um dos critérios determinantes na escolha de um candidato para o Québec (hoje ele entra naquela lista de 6 critérios para sua seleção). O que eles pretendem com isso? Tá bem evidente que atrair mais imigrantes para a província. O projeto deles é fazer com que o imigrante saiba francês antes de imigrar, através da francisação online, e assim fazer com que as pessoas procurem menos a francisação por lá (a fila de espera chega a meses em alguns lugares...).

O que eu acho sobre isso? Bom, se por um lado pode parecer que o Québec tá sendo burro ou perdendo suas origens abrindo a mão do idioma, por outro lado acho uma solução bem inteligente. Quantas pessoas a gente conhece que estão esperando horrores no processo federal, e que muitas vezes ou não tem um conhecimento maior do processo de Quebec ou tem medo do francês, por causa da entrevista? O francês não sendo mais uma obrigatoriedade, coloca menos pressão nas pessoas, e elas se tornarão mais maleáveis na hora de decidir sobre um processo. E como todo mundo sabe das "vantagens" que o processo quebecois (principalmente a rapidez, se comparado ao federal), as pessoas poderão se decidir pelo Québec. Agora, não adianta a pessoa achar que sem francês ela não sobrevive, porque não é assim. Dependendo da cidade para onde se vai, tudo é em francês. Na província como um todo, você convive com francês. Então pra ir pra lá e falar igual chinês na 25 de Março (os tlanta cinco da vida), é melhor você economizar seu tempo e dinheiro, e ficar por aqui mesmo. Agora, pra quem quer ir pro Canadá, acho uma ótima opção =D

O J. mesmo já ficou bem mais animado com a idéia, assim como P. Agora os dois, que ainda estão na faculdade, não tem mais a exigência de ter tantas horas até a entrevista, e poderão se dedicar melhor aos estudos - tanto de um como de outro. Enquanto isso eu vou estudando aqui, porque acho bem eu chegar preparada e não passar vergonha nem vontade (minhas experiências nos EUA e na Argentina me mostraram como é ótimo ser fluente!)

Agora minha principal dúvida é... Como será a entrevista pro CSQ? Vai continuar sendo em francês? Como eles vão avaliar o francês da pessoa? Ou outros quesitos vão contar mais, como profissão e adaptabilidade? A gente vai ter que aguardar pra ver...

Enquanto isso, dê você também a sua opinião! =)

Beijos,

D.

6 pensamentos:

Claudia e João

Eu acho que deveria continuar sim. O francês é realmente necessário na província do Québec e quanto mais cedo começar a estudar, melhor :)

Mas sou a favor do ir e vir. Visto federal é para todo o Canadá.

Obrigada pela força de sempre!!

Beijo pra tu!

Cau

Sara e Vitor

Oi Dani, tudo bem?

Quando eu soube da notícia, fiquei sem acreditar. Não sei porque, mas minha reação na hora que li a notícia foi: "Quebec está perdendo as origens." Não sei se essa medida foi legal para a província, pois muitos irão dar entrada no processo por Quebec e ir para outras províncias, aumentando a fila de espera por esse processo também (na minha humilde opinião), mas com certeza foi excelente para quem quer imigrar pelo processo de Quebec e para o Canadá. As mesmas dúvida que você teve, eu também tive. Vamos esperar para ver as cenas do próximo capítulo.

Um grande abraço, Dani!

Vitor

Pedro

Eu acho que o interessante dessa medida é que a pessoa pode aplicar pelo processo de Quebec e estudar o francês enquanto o processo tramita sem aquela pressão de saber que vai passar por uma avaliação eliminatória nesse idioma.

Se esta regra já estivesse valendo hoje e eu fosse começar tudo de novo, acho que optaria por Quebec. Creio que nosso visto já teria saído e estaríamos em Montreal. hehehe

Abs.

Lila

Oi, pois eh, blogs são otimos pra troca de experiencia... Ainda estamos no incio do blog, mas já esta sendo proveitoso.
Adicionei vcs.
Sds
Lila

Lá e Dá

Creio que o Francês fará diferença sim na hora de arranjar um emprego, mas nada melhor do que aprender francês no próprio Canadá, pois junto podemos absorver a cultura, costumes e gírias locais.
Abraços
DARIO

Anônimo

I like this article! Also, check out my RedSnow site here: http://www.redsn0w.us/

My web site: download redsn0w