20 outubro, 2008

..:: Sequestro em Santo André ::..

Acho que o Brasil inteiro acompanhou este drama. E drama mesmo.

Essa menina dai do lado, pra quem não sabe, é a agora famosa Eloá, que foi feita refém por mais de 100 horas pelo ex-namorado. Um cara que ficou inconformado com o fim da relação de 3 anos dos dois, e que ainda era (ou é) perdidamente apaixonado por ela.


Foi um drama sem fim. Quatro pessoas rendidas dentro de um apartamento por uma pessoa que até então era alguém de confiança da família - o sequestrador era melhor amigo do irmão da ex-namorada.

Sexta-feira tudo terminou - drástica e terrivelmente. O garoto atirou na ex-namorada (na qual ele havia batido inúmeras vezes) e na amiga. Tentou resistir à prisão e apanhou dos policiais. Foi divulgado então que a Eloá tinha levado um tiro na cabeça, e ao chegar no hospital e passar por cirurgia, os médicos avaliaram suas chances de viver em 10%.

Eu vou dar minhas considerações sobre esse assunto:

- Primeiro e mais importante: a crítica ao trabalho da polícia. Gente, que coisa mais absurda! Por isso que esse país não vai pra frente. Quando temos pessoas competentes pra fazer algo, todos criticam e falam mais do que deveriam. A polícia foi criticada por não ter invadido, depois por ter deixado por muio tempo, depois por ter deixado a amiga voltar, depois por ter invadido. Ninguém decide nada, nem o que pensa. Realmente absurdo!

- A amiga ter voltado. Parabéns pra atitude dela! O cara pediu pra ela voltar, e assim soltaria a amiga, e assim ela o fez. Voltou, e isso foi uma das maiores provas de amizade que já vi na vida. Se foi arriscado, absurdo, loucura ou algo do gênero, não importa. Imagina como estaria essa menina agora, vendo a amiga morta. Se com ela lá já vai ser horrível quando ela souber, imagina se ela não tivesse voltado? Iria se culpar pelo resto de sua vida por não ter voltado.

- Eu, sinceramente, não acho que a polícia invadiu antes do disparo. Senão, teria invadido muito antes, não teria deixado cinco longos dias turbulentotos se passar, ainda mais com duas menores com armas apontadas na cabeça. Esse povo é treinado pra isso, se fosse para "arriscar" dessa forma, teria feito muito antes, e não esperar o cara ficar a cada segundo mais nervoso. O pior é ver outros departamentos da própria polícia, que não estavam no ambiente, quererem dar opinião. Não tem esse direito, é óbvio. E o que me deixou mais revoltada foi ver um ex-comandante chamar a ação da polícia desastrosa, quando ele mesmo estava naquela ação do ônibus 174, quando a professora que era refém de um BANDIDO (bom frisar, porque o cara que tava no ônibus não era um cara apaixonado pela professora. Não que isso seja desculpa, mas enfim…) terminou morta pelo tiro de um policial da até então dita tropa de elite da polícia do Rio de Janeiro.

- A todo instante eu penso na família das pessoas envolvidas na situação. Imaginem a loucura que se passa na cabeça dos pais, por ter perdido a filha pelas mãos de alguém que consideravam muito. Imaginem a cabeça da família do rapaz, que não bebia, não fumava e era bom trabalhador, ao ver que ele se tornou um bandido. A mãe dele não sabe, até agora, como terminou o caso todo.E imaginem o desespero da família da amiga da Eloá, a Nayara. Primeiro ela é feita refém, depois ela volta e no final toma um tiro. Até agora eles devem agradecer a cada segundo pela filha não ter tido o mesmo fim da amiga.

Agora estão esperando a Nayara ter alta para explicar o que realmente aconteceu no apartamento, até a invasão. Mas acho que o abalo maior dessa menina vai ser o psicológico, quando ela souber que a melhor amiga morreu, e que ela não conseguiu ajudar. Que tudo que ela tentou fazer, já que ela mesma afirmou que era o ponto de equilíbrio na casa, foi em vão. Muita força pra essa menina, e que ela tenha amigos tão bons quanto ela foi para a sua amiga.

Pior que eu acho que essa história toda vai terminar de "qualquer forma". O advogado do cara vai alegar distúrbios psicológicos, e vai tentar a todo custo que o cara não vá pra um presídio, e sim pra um hospital psiquiátrico, ainda mais depois da reação que o cara vai ter depois que souber que a menina morreu. Ele vai ficar ainda mais perturbado, e não duvido nada que ele vai querer se matar. Minha vontade era a que ele cumprisse todos os anos de cadeia ao qual será condenado. Mas como sei que nesse país nada funciona, espero que ocorra o pior possível.

Eu sei que esse assunto não tem nada a ver com esse blog, mas eu precisava dizer a minha indignação e minha revolta ante algo tão terrível. A única imagem que me vem à cabeça é a da menina pedindo calma.

E pra completar, a última coisa que posso dizer aos que foram reféns dessa situação inteira é: FORÇA!


Bjos.

2 pensamentos:

Ross e Rachel

Olá
Este é um dos motivos que nos faz buscar uma nova vida no Canadá. Este caso foi revoltante.
Este país realmente não vai pra frente.
Bjs
Rachel

Sara e Vitor

Oi Dani, tudo bom?

Não tenho nem palavras pra descrever o tamanho absurdo. Esse caso foi revoltante! Coisas que acontecem no dia-a-dia são revoltantes, a política desse país é revoltante, a polícia desse país é revoltante, tudo é revoltante!

Tento pensar que tudo vai mudar um dia, mas diante de tantos fatos assim, fica difícil de alguma ver luz no fim do túnel, e quando vemos, é uma locomotiva que vem com toda força pra nos derrubar. É assim que me sinto. É triste.

So desejo forças para todos os envolvidos e que Deus os abençôe e amenize a dor no coração dessas famílias e dos amigos.

Um grande abraço, Dani!

Vitor