23 abril, 2008

..:: Quanto Custa o Processo? ::..

Pois é, depois que a gente começa a estudar/conviver com finanças, a gente começa a ficar chato pra certas coisas. A principal delas (óbvio!) é o dinheiro.


O processo, além demorado, é relativamente caro. Tem que ter realmente um planejamento de tempo e, principalmente, dinheiro. Tudo bem que o custo do processo é pago por etapas e que o Québec pede uma quantidade relativamente baixa de dinheiro, mas eu sou a favor que é sempre melhor ter um pouco de reserva. E com esses pensamentos (e por que não dizer preocupações), lá vamos nós ao que todos os financistas gostam: planilhas. Pois é, minha gente, às vezes o Excel realmente é seu melhor amigo.

Pra ter uma idéia então de quanto vamos gastar, resolvi montar algumas planilhas (porque vamos ter outros custos além do processo, já que não somos casados ainda), mas a mais importante realmente é a do processo. E pra isso listei alguns itens:


- Taxa do Processo Quebec
- Passaportes
- Envio para São Paulo
- Dinheiro (exijido pelo Québec)
- Taxa do Processo Federal
- Consulta Medica
- Exames
- Envio Trinidad e Tobago
- Visto Americano
- Seguro Saude (90 dias)
- Visto de Res. Canadense
- Antecedentes
- Gastos Extras (xerox, fotos, etc...)
- Passagens
- Excesso de Bagagem (ahahaha eu com certeza vou pagar esse...)
- Dinheiro Extra (quantidade de back-up pra alguma eventualidade...)

Bom, dá pra ver que são alguns gastos consideráveis e que devem ser levado em consideração, né? Coloquei um valor médio/estipulado para cada item, para saber quanto, aproximadamente iremos gastar. Quando a gente der realmente entrada no processo, vou fazer um timeline pra cada gasto em si.

Se alguém tiver mais alguma sugestão do que colocar nessa lista, e que seja importante, me deixe um coment! Ajuda e informação sempre são bem vindas!

Beijos à todos.

2 pensamentos:

Buu

D, vc vai tacar para o povo baixar a planilha? XD

Sergio

O processo é mesmo caro. Como somos em 5 está sendo um grande custo. E ainda tenho a preocupaçao de que com criança existe a necessidade de uma infra estrutura maior na nossa chegada ao Canadá. É preciso muita organização.

Marilena